Pesquisar
Close this search box.

MTSD

Mato Grosso Sustentável e Democrático – MTSD

O Projeto Mato Grosso Sustentável e Democrático – MTSD era uma iniciativa do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD. Tratava-se da concretização objetiva das discussões realizadas por diversas organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior em torno do Seminário “Brasil e Mato Grosso Sustentáveis e Democráticos”, realizado em setembro de 2002 em parceria com o Projeto Brasil Sustentável e Democrático, ABONG-CO2, GERA/UFMT3, Mestrado em Agricultura Tropical/UFMT, UNEMAT4 e UNIVAG5.

A partir de então, deu-se início ao processo de articulação com outras instituições sócio ambientais do Estado. Preocupadas com o processo e com o modelo de desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (pautado no agronegócio, com intensa utilização de recursos naturais e insumos externos e baixo emprego de mão-de-obra, causando devastação ambiental e impactos sociais), essas diversas instituições propuseram a criação do Projeto Mato Grosso Sustentável e Democrático, que possuía como pressuposto, praticar ações de protagonismo na construção de conhecimentos e no estabelecimento de políticas, para a afirmação de um projeto epistemológico e social que se centra na sustentabilidade e na democracia.

Este projeto fez parte da estratégia de regionalização do Projeto Brasil Sustentável e Democrático e buscava estimular experiências e propostas dos movimentos sociais, organizações populares, organizações não-governamentais e universidades, por um modelo de desenvolvimento alternativo em Mato Grosso. Na busca desse novo modelo, o projeto produziu novos enfoques analíticos, novos indicadores e novas idéias para a mudança social; que consideraram , além da questão econômica, os aspectos humanos, sociais, culturais e ambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento praticado em Mato Grosso.

O Projeto Mato Grosso Sustentável e Democrático contou com a participação de mais 21 entidades, reunidas em 10 grupos temáticos.  A coordenação do Projeto era entre o FORMAD e a Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat.

Veja o Vídeo sobre o MTSD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias