Pesquisar
Close this search box.

Brasil usa 19% dos agrotóxicos produzidos no mundo, diz diretor da Anvisa

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares da Silva, afirmou que o País é responsável por 1/5 do consumo mundial de agrotóxicos. O Brasil usa 19% de todos os defensivos agrícolas produzidos no mundo; os Estados Unidos, 17%; e o restante dos países, 64%.

Ele citou pesquisa segundo a qual o uso desses produtos cresceu 93% entre 2000 e 2010 em todo o mundo, mas no Brasil o percentual foi muito superior (190%).

Segundo o diretor da Anvisa, existem atualmente no País 130 empresas produtoras de defensivos agrícolas, que fabricam 2.400 tipos diferentes de produtos. Em 2010, foram vendidas 936 mil toneladas de agrotóxicos, negócio que movimenta US$ 7,3 bilhões.

ALIMENTOS ORGÂNICOS E AGROTÓXICOS

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) , em parceria com os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRNs) ,realiza pesquisa, em enquete de opinião,  sobre o Alimentos Orgânicos e Agrotóxicos. A pesquisa, que perpassa diversas questões da produção e comercialização de alimentos, não é restrita ao nutricionista ou técnico.

ORIGEM DOS ALIMENTOS

A produção de alimentos orgânicos vem crescendo no Brasil. Estes produtos, cultivados sem a utilização de pesticidas, fertilizantes e agrotóxicos, podem ser considerados produtos saudáveis. A produção orgânica está conectada com a atenção ao meio ambiente e à preservação dos recursos naturais.

Por outro lado, os agrotóxicos são produtos químicos que podem agredir o ser humano e os recursos naturais. No Brasil, o consumo de agrotóxicos é grande.  Dados do Jornal O Globo mostram que, em 2010, “o Brasil utilizou cerca de 1 bilhão de litros de agrotóxico, em um negócio que movimentou mais de sete bilhões de dólares.”

Para a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) , os agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados, no Brasil, sem levar em consideração a existência ou não de autorização do Governo Federal para o uso em determinado alimento. Esta é uma constatação dos  dados Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) divulgados pela ANVISA. Outro dado preocupante é apontado pelo Ministério da Saúde (MS). A pesquisa do MS aponta que “ no Brasil, a segunda maior causa de intoxicação depois de medicamentos é por agrotóxicos”.

Para participar da pesquisa – acesse aqui – o fórmulario online

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias