Pesquisar
Close this search box.

FORMAD realizará Seminário sobre Políticas Públicas Socioambientais em Cuiabá

 

Foto tirada em Seminário realizado pelo FORMAD com discussões sobre REDD – 2012 – (FOTO: Caio BOB/FORMAD)

Começa na próxima segunda-feira (25/03), o Seminário de Políticas Públicas Socioambientais, o evento acontece no auditório Viola de Cocho do Mato Grosso Hotel Palace, localizado na Rua Joaquim Murtinho, 170, no centro de Cuiabá às 8:00 horas. O evento é realizado pelo Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, com o objetivo de situar Mato Grosso no contexto da macropolítica econômica e seus impactos socioambientais, identificar políticas prioritárias e estratégias coletivas e comunitárias.

No primeiro dia dos debates na parte da manhã, teremos a presença do Doutor em Política Ambiental, Bruno Milanez da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a bióloga Débora Calheiros da EMBRAPA e o sociólogo Inácio Werner, do Centro Burnier Fé e Justiça – CBFJ serão os facilitadores da primeira mesa temática, que terá como eixo norteador, os mega projetos (hidrelétricas, hidrovias, ferrovias, produção de commodities agrícolas e mineração), e seus impactos socioambientais.

Durante a tarde, a mesa de discussões será aberta ás 14:00 horas, com o objetivo de identificar elementos conjunturais que comprovem a exclusão da agricultura familiar e comunidades e povos tradicionais,  e definir caminhos estratégicos de articulação regional estadual. Teremos como convidados Julianna Malerba do Núcleo de Justiça Ambiental e Direitos da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE, o procurador Luiz Scaloppe do Ministério Público Estadual – MPE, e o professor Heitor Medeiros, da Unemat, além da coordenação da mesa ser realizada por Vilmon Alves Ferreira da FASE.

Lembrando que na terça-feira dia 26 ás discussões continuam com a presença de Paulo Peterson da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, Jorcelina Ferreira pesquisadora do Instituto Centro de Vida e James Cabral agrônomo da FASE, que apresentarão  propostas e experiências de agroecologia e de formulação de políticas públicas no estado de Mato Grosso.

Ao final do evento será elaborada uma pauta de ações e estratégias de políticas públicas para articulação com as organizações filiadas e parceiras do FORMAD em todo estado de Mato Grosso.

Os interessados em participar do Seminário de Políticas Públicas Socioambientais, podem consultar toda programação no site do FORMAD. Para mais informações entrar em contato com a equipe da secretaria executiva do FORMAD, no telefone (65) 33597640.

Mayara Haísa – Secretaria Executiva do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias