Pesquisar
Close this search box.

Encerradas as inscrições para o Seminário sobre Políticas Socioambientais em Cuiabá

Na manhã desta quinta-feira (21) foram encerradas as inscrições para o Seminário de Políticas Públicas Socioambientais, que será realizado nos dias 25 e 26 de março, no auditório do Mato Grosso Hotel Palace – Rua Joaquim Murtinho, 170, no centro de Cuiabá. O seminário é uma iniciativa do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD e tem como objetivo situar Mato Grosso no contexto da macroeconomia e seus impactos socioambientais, tentando identificar políticas prioritárias e estratégias coletivas e comunitárias. Para promover os debates estão convidados representantes da EMBRAPA, Ministério Público Estadual, Unemat, UFMT, UFJF, Núcleo de Justiça Ambiental e Direitos da FASE, Instituto Centro de Vida – ICV e outros representantes que fazem parte da Rede FORMAD.

As inscrições foram encerradas ao meio-dia, para os inscritos que residem fora de Cuiabá e necessitam de apoio para logística. Já estão confirmados participantes de nove municípios do estado, entre eles Cáceres, Colíder, Sinop, Terra Nova do Norte, além de comunidades da baixada cuiabana. O seminário proporcionará a interação e a elaboração de propostas coletivas vindas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo, comunidades e povos tradicionais, representantes instituições do governo e sociedade civil.

Os debates serão promovidos em três mesas temáticas e por grupos de trabalhos durante os dois dias de evento. A primeira mesa tem como tema “Os mega projetos e seus impactos socioambientais”, com os convidados Bruno Milanez, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, e a pesquisadora da Embrapa, Débora Calheiros. Já a segunda mesa será sobre “Processos de exclusão e estratégias de enfrentamento” e terá como facilitadores a pesquisadora Julianna Malerba, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE, o procurador Luiz Scaloppe do Ministério Público Estadual – MPE, e o professor Heitor Medeiros, da Unemat. Na última mesa o debate será sobre “Políticas públicas, agroecologia e código florestal: desafios para Agricultura Familiar Camponesa”, com os seguintes convidados: a pesquisadora Jorcelina Ferreira do ICV, James Cabral, agrônomo da Fase, e Paulo Petersen, da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA.

Os interessados em participar do Seminário de Políticas Públicas Socioambientais podem consultar toda programação no site do FORMAD. Para mais informações entrar em contato com a equipe da secretaria executiva do FORMAD, no telefone (65) 33597640.

Caio BOB – Jornalista do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias