Pesquisar
Close this search box.

Seminário em Sinop levanta questões socioambientais sobre a produção de agrocombustíveis

Durante dois dias na Unemat, acontecem debates sobre a monocultura da soja na região do médio norte mato-grossense.

Nesta segunda-feira começou o seminário regional de “Fortalecimento da agricultura familiar e movimentos sociais regionais”, na Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT, campus Sinop. O seminário é organizado pelo Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, e tem como objetivo a divulgação dos resultados do projeto de “Avaliação dos impactos socioambientais da produção de agrocombustíveis em Mato Grosso (Cana-de-açúcar e Soja)”. O encontro é aberto a toda sociedade civil e contam com a participação de representantes dos movimentos sociais, secretários municipais, estudantes, professores. As atividades estão sendo realizadas durante todo o dia e terminarão nessa terça-feira.

Participantes do seminário regional em Sinop – (FOTO: Caio B.O.B./FORMAD)

Durante quase dois anos, o FORMAD vem trabalhando em seu projeto, para verificar in loco os conflitos socioambientais causados pela monocultura da Soja na região do médio norte mato-grossense, com foco no município de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Tapurah, Peixoto de Azevedo, Feliz Natal, Nova Ubiratã. E também os conflitos gerados pela monocultura da cana-de-açúcar na região da bacia do Alto Paraguai, com foco, nas comunidades do município de Barra do Bugres.

Um dos principais eixos do projeto “Avaliação dos impactos socioambientais da produção de agrocombustíveis em Mato Grosso (Cana-de-açúcar e Soja)” são os diálogos diretos com os agricultores familiares, ribeirinhos, pescadores, indígenas e populações tradicionais e locais dos municípios. Esses grupos são os principais atingidos pelos impactos socioambientais gerados pelas monoculturas, incentivas pelo modelo agroexportador dominante no estado.

Falta terra e sobra veneno em Mato Grosso

O agronegócio é responsável direto pela falta de terra, pela falta de acesso as políticas públicas, falta de assistência agroecológica para a agricultura familiar. Mato Grosso, conhecido como “celeiro do mundo” importa mais de 90% dos hortifrutigranjeiro de outros municípios como, São Paulo, Curitiba e Paraná.

Seminário regional sobre agrocombustíveis – (FOTO: Caio B.O.B./FORMAD)

Hoje o estado é campeão na exportação de produtos agrícolas, como: soja, milho, girassol e cana-de-açúcar. Produtos também utilizados como matéria-prima na produção de agrocombustíveis (biocombustível). Para essa produção, também é necessário um alto índice de agrotóxicos, fazendo do Mato Grosso o estado campeão em consumo de veneno.

Os famosos BIOCOMBUSTÍVEIS (etanol e biodiesel), não são sustentáveis. Por isso não são apresentados os problemas originados na sua produção para as populações. Para produção do etanol é preciso de cana-de-açúcar; na produção do biodiesel é utilizada mamona, girassol, milho e principalmente a soja, entre outras matérias provenientes da agricultura. As terras que deveriam produzir alimento para a população estão sendo utilizadas para produzir combustíveis para carros e máquinas.

Dois casos sérios em Mato Grosso

O Formad durante essas últimas semanas, está realizando três seminários regionais, para divulgar os produtos e dados, referentes aos impactos do agronegócio no estado, com foco nas monoculturas da soja e cana-de-açúcar. Estão disponíveis para os interessados um livro, um caderno pedagógico e um documentário que demonstram por meio da perspectiva de vida dos atingidos, os problemas que cada comunidade sofre.

Esses produtos e o projeto foram idealizados para ajudar os grupos e movimentos sociais, em futuras articulações e denuncias sobre os impactos e suas reais condições de vida. O FORMAD esteve em articulação com os sindicatos dos trabalhadores rurais, associações indígenas e quilombolas, cooperativas da agricultura familiar, UFMT, UNEMAT e prefeituras. Com objetivo de ser o canal de dialogo entre esses atores sociais, o FORMAD realizou o projeto, para fortalecimento desses grupos e denúncia desse modelo.

Para acessa e baixar o kit de produtos sobre agrocombustíveis:

Para fazer o download (clique aqui) do Livro “Dois casos sérios em Mato Grosso. A soja em Lucas do Rio Verde e a cana-de-açúcar em Barra do Bugres”

Para fazer o download (clique aqui) do Caderno “Dois casos sérios em Mato Grosso. A soja em Lucas do Rio Verde e a cana-de-açúcar em Barra do Bugres”

Para assistir (clique aqui) ao documentário “Dois casos sérios sobre agrocombustíveis”

Caio B.O.B. – Jornalista do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias