Pesquisar
Close this search box.

CES aprova resolução para análise da água quanto a presença de agrotóxicos

O Conselho Estadual de Saúde aprovou resolução de análise da água para consumo humano quanto aos parâmetros de presença de agrotóxicos como indicador de promoção da saúde.

Foto: Isdenil Evangelista da Silva. Reunião dos CES – 05.11.14

Está em pauta no pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES) a pactuação de diretrizes, objetivos, indicadores e metas (SISPACTO), organizado pela superintendência de políticas de saúde do estado de Mato Grosso. O trabalho foi apresentado na reunião ordinária do CES do dia 05 de novembro de 2014 pela equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde (SES). São dezessete objetivos e 67 indicadores.

Em relação ao objetivo de “implementar ações de saneamento básico e saúde ambiental para a  promoção da saúde e redução das desigualdades sociais com ênfase no programa de aceleração de crescimento”, havia somente um indicador:  “proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez”. Não havia nada em relação a presença de agrotóxicos na água consumida pela população.

O conselheiro que representa o movimento ambientalista e ecológico propôs, e foi aprovado pelo pleno, a inclusão de mais um indicador: “proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros de presença de agrotóxicos”. A aprovação de mais este indicador é da maior relevância, pois o estado do Mato Grosso é o maior consumidor de agrotóxicos entre os estados da federação e por isso são grandes os riscos de que a água consumida pela população possa estar contaminada por agrotóxicos. A “redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde”, como reza a diretriz de número sete, é essencial para que se consiga diminuir as filas de espera para exames pelo SUS.

Os conselheiros parabenizaram a equipe técnica pelos dados apresentados com a série histórica, com dados desde 2010, mas consideram tímidas as metas para 2015, pois praticamente repetem as mesmas metas de 2014. Pediram uma reunião extraordinária com a equipe técnica para um melhor entendimento do processo, a fim de poderem deliberar a respeito das metas propostas.

João Inácio Wenzel, secretário executivo do Formad.
publicado dia 06 de novembro de 2014.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias