Pesquisar
Close this search box.

Ato público pelo fim da cultura do estupro

Mexeu com uma, mexeu com todas!

Por: Sandra Regina Duarte
Fonte: Nota de repúdio à violência contra as mulheres e à cultura do estupro

Seguiremos em marcha, até que todas sejamos livres!

Na tarde de ontem tive a graça de participar no ato público realizado pelas entidades que lutam e defendem os direitos das mulheres, em Mato Grosso. Infelizmente foram poucas as mulheres e os homens que participaram, mas o efeito da manifestação continua ecoando porque as poucas que levantaram sua voz, que falaram, cantaram, gritaram e exigiram com audácia, coragem e energia faz ressoar em todos os cantos de Cuiabá.

Muitas pessoas que passaram pelo local, na Praça Memorial a Ulisses Guimarães, em frente ao Shoping Pantanal, receberam esta nota de repúdio à vilência contra as mulheres e à cultura do estupro:

“Não há justificativa para tanta violência contra as mulheres!!! Nós, mulheres de Mato Grosso, mais uma vez elevamos nossas vozes para denunciar todas as formas de violência praticadas contra nós, e com profunda dor denunciamos e repudiamos a cultura do estupro que continua fazendo da vítima a culpada ou provocadora da barbárie sobre ela infringida. A cada 11 minutos uma mulher é vítima de estupro no Brasil, a cada 11 minutos a vida de uma mulher é dilacerada, e isso continua a ser visto como uma questão de mínima relevância, escondida e da qual pouco se fala. Somos etupradas/violentadas não somente fora de casa, por estranhos, mas muitas vezes por aqueles que dizem nos amar; nas relações sexuais forçadas pelo “dever” que advém do casamento. Nossa dignidade é fragilizada nas cantadas absurdas que nos dirigem como se delas precisássemos; somos atingidas por mais violência quando nossa denúncia é desacreditada; somos violentadas quando somos tratadas como propriedade de alguém, como objeto. Somos discriminadas quando se impõe para nós padrões de comportamento esperados e vestimentas adequadas para sermos consideradas “mulheres de respeito”! Nós, mulheres Mato-grossenses, dizemos BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!!! Estamos cansadas de sermos criticadas, ridicularizadas ou hostilizadas e nossa dor e indignação nos mobilizam para evidenciar que é a cultura machista e patriarcal – que ainda impera em nossa sociedade – a responsável por fazer das mulheres vítimas cotidianas da violência e do estupro e por permitir a ausência de políticas públicas de melhoria da nossa vida em sociedade.

Nós, mulheres mato-grossenses, do campo e da cidade, das águas e das florestas, estamos em marcha, lutando por uma sociedade mais justa e solidária, que respeite as diversidades culturais, de gênero, de orientação sexual, que respeite os nossos direitos reprodutivos, a nossa humanidade e o nosso direito de sermos MULHERES PROTAGONISTAS DA NOSSA HISTÓRIA! A nossa luta está apenas começando!

Nós MULHERES FEMINISTAS DIZEMOS: Queremos que o mundo nos ouça:

“A CULPA NÃO É DA VÍTIMA!”

“PELO FIM DA CULTURA DO ESTUPRO!”

“MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS!”

Nenhuma mulher quer ser estuprada! A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer! 

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

Mulheres de Mato Grosso

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias