Pesquisar
Close this search box.

Campanha “Observa seu Voto” é lançada chamando a atenção de eleitores sobre questões socioambientais

Iniciativa tem como objetivo a conscientização da sociedade no período eleitoral

Foi lançada nesta semana, a campanha “Observa seu Voto”, que tem como objetivo conscientizar eleitores sobre a necessidade de escolher candidatos preocupados com a coletividade, meio ambiente, e outras questões de interesse social. A iniciativa é promovida pelo Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT) e conta com o apoio de uma rede de organizações socioambientais, entre elas, o Formad. Para dar início à campanha, foi lançado um balanço da agenda socioambiental do Legislativo e Executivo em Mato Grosso, além de outdoors distribuídos em pontos estratégicos de Cuiabá.

“O desmonte da política ambiental protagonizada pelo governo federal nos últimos quatro anos teve impactos diretos no estado. As taxas crescentes de desmatamento na Amazônia mato-grossense, o aumento dos incêndios florestais, a morosidade na implementação do Código Florestal, as ameaças às áreas protegidas e a dificuldade de se avançar numa produção agropecuária sustentável foram os desafios vivenciados em nível estadual nesse período. Além das ameaças de fragilização da legislação ambiental que tramitam no Congresso Nacional, como o PL da Grilagem e o PL do Licenciamento Ambiental, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso também votou e aprovou projetos que trazem riscos ao meio ambiente e às populações cujos modos de vida dependem dos recursos naturais”, diz um trecho do material produzido pelo Observa-MT.

O balanço lançado nesta semana aborda pontos como as taxas crescentes de desmatamento na Amazônia mato-grossense, o aumento dos incêndios florestais, a morosidade na implementação do Código Florestal, as ameaças às áreas protegidas e a dificuldade de se avançar numa produção agropecuária sustentável. Para conferir o documento na íntegra, clique AQUI. O material também pode ser acessado por meio da leitura de QRCodes nos outdoors colocados em diversos pontos da capital.

Observa-MT – O Observatório Socioambiental de Mato Grosso é formado por uma rede de organizações composta pelo Instituto Centro de Vida (ICV), Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Operação Amazônia Nativa (Opan) e Uma Gota no Oceano e tem ainda o apoio do Fórum Mato-Grossense do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad-MT). A rede defende a presença da pauta socioambiental na ordem do dia, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.

*Com informações do Observa-MT

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias