Pesquisar
Close this search box.

RIAA inicia seminários-oficinas para estruturação da Rede

Iniciativa pretende fortalecer a agricultura sustentável na Amazônia através da comunicação

RIAA – Definir coletivamente questões operacionais e políticas sobre o funcionamento da Rede de Informações Agroecológicas da Amazônia (RIAA), propiciar momentos de capacitação em comunicação e de articulação com potenciais apoiadores e parceiros. Estes são os principais objetivos dos cinco Seminários-Oficinas (SEMOFs) que a RIAA estará promovendo a partir de outubro deste ano.

O primeiro evento será em Cáceres, Mato Grosso, e acontecerá de 23 a 25 de outubro. O segundo Seminário-Oficina da RIAA ocorrerá de 27 a 29 de novembro, em Belém do Pará. No primeiro semestre de 2007, será a vez de Rio Branco (Acre), Marabá (Pará) e Imperatriz (Maranhão).

Participarão dos Seminário-Oficinas da RIAA associações, cooperativas, sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais, instituições de pesquisa e extensão, rádios comunitárias, pontos de culturas, escolas família-agrícola, entre outros atores que trabalham na construção da agroecologia na região Amazônia.

Serão apresentados no evento os principais resultados do diagnóstico realizado em 2005 junto a mais de 60 organizações situadas na Amazônia que atuam na área da agroecologia. Esta pesquisa teve o intuito de conhecer os sistemas de comunicação das organizações, as temáticas com que trabalham e suas expectativas em relação à RIAA.  Os resultados desse trabalho estão sendo tratados e serão disponibilizados em forma de uma publicação, que abordará também o processo de construção da Rede.

Saiba mais sobre a RIAA
A RIAA produz atualmente dois boletins impressos: um com informações sobre as iniciativas realizadas pelas organizações participantes da Rede e outro que divulga experiências agroecológicas desenvolvidas pelos produtores rurais familiares. Produz também um informativo eletrônico, que traz um apanhado das principais notícias sobre agroecologia que circulam nos meios de comunicação. Em breve será lançada a página da RIAA na internet (www.riaa.org.br), onde será possível, por exemplo, acessar notícias, oportunidades de financiamento e de estudos, materiais audiovisuais (programas de rádio, cartilhas, vídeos), bancos de informações (sobre sementes tradicionais, com dados de profissionais especializados na temática e com experiências e pesquisas em agroecologia), além de contatos de instituições e projetos da Amazônia ligados à temática.

A RIAA conta com o apoio da agência de cooperação Pão para o Mundo e da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, através da Coordenadoria de Agroextrativismo e do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA), vinculados ao Ministério do Meio Ambiente.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (65) 3223-4461 e (91) 3231-8413, do correio eletrônico riaa@riaa.org.br e a partir de novembro também pelo site www.riaa.org.br.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias