Pesquisar
Close this search box.

Três vencedores do Prêmio Chico Mendes são de Mato Grosso

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou hoje os vencedores do Prêmio Chico Mendes, promovido pelo ministério desde 2002. De Mato Grosso, ganharam o prêmio Operação Amazônia Nativa - OPAN, na categoria Organização não-governamental; Sindicato dos Trabalhadores de Lucas do Rio Verde, na categoria Associação Comunitária e Nilfo Wandscheer, na categoria Liderança Individual.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou hoje os vencedores do Prêmio Chico Mendes, promovido pelo ministério desde 2002. Neste ano, três dos vencedores são de Mato Grosso: Operação Amazônia Nativa – OPAN, na categoria Organização não-governamental; Sindicato dos Trabalhadores de Lucas do Rio Verde, na categoria Associação Comunitária e Nilfo Wandscheer, na categoria Liderança Individual.

“A gente se sente muito feliz que o prêmio vem em reconhecimento do nosso trabalho e mérito de toda a equipe e todos parceiros e parceiras dos projetos que estamos executando na região,” reconhece Nilfo Wandscheer, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde pelo duplo reconhecimento.

Para Nilfo, o reconhecimento da atuação do sindicato de trabalhadores em relação a divulgação, em março deste ano, da pulverização de agrotóxicos na cidade de Lucas, segunda maior produtora de grãos do país, colaborou para a conquista dos prêmios. “O fato causou impacto nacional, influenciou políticas públicas, gostaria de agradecer todas as entidades que nos apoiaram nesse caso”, finalizou.

Já no caso da Operação Amazônia Nativa – OPAN, vencedora na categoria organização não-governamental, foi pelo reconhecimento do trabalho em prol dos povos Indígenas Kulina, no Acre e Amazonas, Deni, no Amazonas e dos Cinta-Larga e Enawenê-Nawê, em Mato Grosso. “Nós focamos os trabalhos da Opan da década de 70 e 2000, que contribuiu para a auto-demarcação de terras dos Kulina, e apoio a demarcação da terra dos Deni”, destacou a indigenista Rosa Monteiro. Os Kulina vivem às margens dos rios Juruá (AM) e Purus (AC). Em relação aos Cinta-Larga e Enawenê-Nawê, o mérito se deu em relação a intensificação na fiscalização dos seus territórios.

Mais de 80 trabalhos, de diversos estados brasileiros, concorreram ao prêmio em seis categorias. O Acre foi o estado que teve maior participação, com 21 trabalhos inscritos, seguido do Amazonas, com 12; Pará, com 10 e Mato Grosso com nove. Em 2003 foram inscritas 49 propostas e 48 trabalhos em 2004.

Vencedores Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente – Edição 2006

Liderança Individual
1º lugar – Padre Paolino Baldassari, AC
2º lugar – Nilfo Wandscheer, MT
3º lugar – Manoel da Silva Cunha, AM

Associação Comunitária:
1º lugar – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, MT
2º lugar – Associação dos Moradores da Reserva Extrativista do Rio Iriri,
PA e Associação dos Moradores do Rio Unini, AM
3º lugar – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lages, PA

Organização Não-governamental:
1º lugar – Operação Amazônia Nativa – OPAN, MT
2º lugar – Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, RO
e Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB, DF
3º lugar – Associação Vaga Lume, SP

Negócios Sustentáveis:
1º lugar – Organização Indígena da bacia do Içana, AM
2º lugar – Iiba Produtos Florestais, AC
3º lugar – Associação dos Artesãos dos Extrativistas do
Capim Dourada do Jalapão, TO

Ciência e Tecnologia
1º lugar – Philip M. Fearnside, AM
2º lugar – Tânia de Paula e Cristian Ullmann, SP
3º lugar – Floriano Pastore, DF
Menção Honrosa – Museu Paraense Emílio Goeldi, PA

Arte e Cultura
1º lugar – Mara Régia Di Perna, DF
2º lugar – Feliciano Pimentel Lana, AM
3º lugar – Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá, AC

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias