Pesquisar
Close this search box.

MMA criará três novos distritos florestais em 2007

O distrito de Purus-Madeira, a ser criado numa área de 35 milhões de hectares, nos estados do Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso

MMA – Mais três novos distritos florestais sustentáveis estão em planejamento para serem implantados ainda em 2007. Eles serão localizados nas regiões de Carajás, dos rios Purus e Madeira e do bioma Caatinga, e vão seguir o modelo do primeiro distrito florestal, criado no ano passado, na área de influência da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém. Os distritos são uma nova modalidade de gestão territorial aplicada à gestão de florestas públicas.

A principal função dos distritos florestais é a promoção de atividades econômicas sustentáveis. Segundo o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Luis Carlos Joels, os distritos serão bem sucedidos se trouxerem geração de emprego e renda sem devastar a floresta. “A correta gestão dos distritos é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento regional em áreas carentes de investimento. As atividades programadas geram muitos empregos e são de longo prazo, o que incentiva a permanência dos habitantes nas áreas dos distritos além de e inibir a ocupação itinerante, o que prejudica o meio ambiente e a qualidade de vida”, explica.

O distrito a ser criado em Carajás, nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, possuirá 28 milhões de hectares e seu foco será o reflorestamento, principalmente para atender a demanda de carvão do Pólo Siderúrgico de Carajás.

O distrito de Purus-Madeira, a ser criado numa área de 35 milhões de hectares, nos estados do Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso, abrangerá a área de influência dos rios Purus e Madeira e da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus. Um projeto para criação de unidades de conservação, condição para a existência dos distritos florestais, está pronto aguardando autorização. O terceiro distrito, da Caatinga, em fase preliminar de estudo, pretende definir sua área em consonância com os processos de assentamentos do Incra. Com o distrito sustentável, a população local poderá fazer o uso doméstico da lenha de forma sustentável.

Distritos Florestais Sustentáveis são complexos geoeconômicos e sociais onde são implantadas políticas públicas que estimulem o desenvolvimento integrado combinado à preservação dos recursos naturais.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias