Pesquisar
Close this search box.

Telona ecológica

Cuiabá sedia a primeira edição do seu festival de Cinema Ambiental, que vai acontecer entre quatro e nove de junho, aberto a diretores de todo o Brasil

DIÁRIO DE CUIABÁ – Na onda das discussões sobre as mudanças climáticas e, sendo Mato Grosso, um estado eminentemente ambiental, eis que surge, mesmo que tardiamente, o primeiro Festival de Cinema Ambiental, o Guará, cujo lançamento oficial foi ontem, mas que vai ocorrer entre 4 e 9 de junho em Cuiabá. Podem participar diretores de todo o Brasil, desde que a temática central da obra seja o universo ambiental.

Duas das idealizadoras, Ana Cláudia Simas e Caroline Araújo, explicaram que o evento é fruto da pesquisa de Especialização em Educação Ambiental da bióloga Regina Araújo. Elas contaram que a ambientalista não queria conseguir só um apanhado de dados que ficassem esquecidos num livro, sem resultados práticos. Daí surgiu a idéia de plantar a semente de conscientização ambiental pela arte.

O FCA tem como principal característica ser itinerante e bienal, já que Mato Grosso tem biomas bem distintos que merecem atenção de visibilidade. As inscrições de trabalhos em qualquer formato audiovisual estarão abertas entre 15 de fevereiro e 15 de abril pelo site www.festivalguara.com.br . Uma curadoria ainda a ser definida vai selecionar candidatos para as categorias Longa, Curta, Média e até de Vídeo-Celular. Haverá também uma categoria especial para a produção mato-grossense e um prêmio-estímulo, que será dado ao melhor roteiro feito na oficina que será oferecida dentro da programação. Os troféus serão idealizados pela artista ambiental Lara Matana, que tem um rico trabalho de esculturas feitas com resíduos de madeira.

Além do Festival Competitivo que ocorrerá na parte noturna, haverá durante o dia atividades paralelas como: Feiras de Artesanatos, Livros, Doação de Árvores, Passeios Ecológicos onde a cidade será visitada por grupos e será explicado o “metabolismo urbano” da capital. Qual seu meio ambiente, o que ocorreu de modificações ao longo dos anos, como fazer para proteger e desenvolver a cidade simultaneamente. Essa parte ficará a cargo da UFMT tendo a frente o professor Edward Bertolini. Outras atrações serão: sessões de Cinema Infantil, Oficinas, Painéis, Palestras, Mostra Cultural e Shows Musicais.

Homenageados – Serão homenageadas duas personalidades de destaque nacional no segmento ambiental e audiovisual, cujos nomes ainda estão sendo definidos pela organização.

Apóiam a iniciativa, a UFMT, Gráfica Print, Papelaria Rodarte, Amav, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) e o Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad). Conforme o representante dessa última entidade, André Alves, o festival pode ser um estímulo à produção de vídeos de melhor qualidade e uma oportunidade única para que a população de Mato Grosso reflita sobre o que o meio ambiente tem de oportunidades e desafios.

Já o secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Mário Olímpio, elogiou o fato do evento ser bienal. “Pela estrutura que este projeto movimenta ele está mais do que certo em acontecer a cada dois anos. São muitas as idéias que serão demandadas. Assim, o resultados das discussões precisa de tempo para ser avaliado e resultar em ações práticas. Esse intervalo é um modo de conseguir avaliar o impacto que o Festival vai causar no ambiente da cidade. O fato deste ser itinerante também é uma boa idéia porque descentraliza as idéias”, observou.

SERVIÇO

O QUE: FESTIVAL DE CINEMA AMBIENTAL – GUARÁ

QUANDO: 4 A 9 DE JUNHO

INSCRIÇÕES: 15 DE FEVEREIRO A 15 DE ABRIL

ONDE: www.festivalguara.com.br

QUANTO: GRATUITO

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias