Pesquisar
Close this search box.

GTA realiza oficina de Políticas Públicas no nortão

Oficina, que acontece em Lucas do Rio Verde, visa fortalecer sociedade no monitoramento do Plano BR-163 Sustentável

Augusto Pereira/GTA Norte – O Polo Nortão de Mato Grosso do Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA) realiza a oficina de Políticas Públicas para representantes de comunidades rurais da região. A oficina é a primeira de quatro atividades que serão realizadas nesse ano através do Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano da BR 163 (Profor 163). A atividade acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, entidade sede do GTA Norte MT, de 20 a 22 de março.
O Profor 163 foi desenvolvido pelo GTA a partir do Consórcio Socioambiental da BR 163. O objetivo é tornar a população apta a monitorar as obras e melhorias previstas no plano do governo federal para área de influência da rodovia.
O Plano de Desenvolvimento da BR 163, apresentado em junho de 2006 pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é a resposta do governo às reivindicações do movimento social ao longo da BR. O Plano prevê obras de infra-estrutura, mas também melhoria do atendimento à saúde e regularização fundiária, entre outras ações. Grande parte das fazendas, acampamentos e assentamentos no eixo da BR 163 não tem a documentação em dia. Muitas áreas são ocupadas por grilagem e em algumas áreas existem conflitos envolvendo a posse da terra.
Na oficina de Políticas Públicas que acontece em março, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas, virão representantes de treze municípios do norte do estado. Cada um representa uma comunidade e uma entidade do movimento social. Dois representantes do povo indígena Terena também estão confirmados.
A Oficina será conduzida por Marli Keller, do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública (Sintep) e membro da Coordenação do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD). Políticas Públicas é o primeiro, de 4 temas, que serão trabalhados em oficinas no STR de Lucas do Rio Verde e nas 5 entidades Pólo do Profor ao longo da BR 163.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias