Pesquisar
Close this search box.

GTA Nortão realiza oficina de Comunicação Popular em Lucas

A oficina é uma das quatro atividades, em andamento nesse ano, através do Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano da BR 163 (Profor 163).

Augusto Pereira/GTA Nortão – Lideranças de 25 comunidades rurais e entidades do movimento socioambiental no Norte de Mato Grosso estarão em Lucas do Rio Verde para participar da Oficina de Comunicação Popular no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Regional Norte de Mato Grosso, do Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA), realiza a oficina de Comunicação para representantes de comunidades rurais da região. A oficina é uma das quatro atividades, em andamento nesse ano, através do Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano da BR 163 (Profor 163). A atividade acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, entidade sede do GTA Norte MT.

O Profor 163 foi desenvolvido pelo GTA a partir do Consórcio Socioambiental da BR 163. O objetivo é tornar a população apta a monitorar as obras e melhorias previstas no plano do governo federal para área de influência da rodovia.

O Plano de Desenvolvimento da BR 163, apresentado em junho de 2006 pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é a resposta do governo às reivindicações do movimento social ao longo da BR. O Plano prevê obras de infraestrutura, mas também melhoria do atendimento à saúde e regularização fundiária, entre outras ações.

Na oficina de Comunicação Comunitária que acontece de 14 a 16 de maio, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas, virão representantes de municípios do norte do estado, no eixo da BR. Cada um representa uma comunidade e uma entidade do movimento social. Os participantes irão conhecer a importância da comunicação, entendida como construção e como diálogo, dentro dos programas de desenvolvimento sustentável, avaliando a proposta de investimento nesta área dentro do Plano da BR163. A estrutura da comunicação no norte do estado de Mato Grosso será avaliada a partir da realidade e comparada com a proposta do Plano.

A Oficina será conduzida por Alexandre Olival, diretor do Instituto Ouro Verde (IOV), e terá foco na comunicação de massa e na comunicação interpessoal. O IOV é uma entidade que realiza projetos socioambientais em comunidades rurais em Carlinda e Novo Mundo. As 5 entidades pólo do Profor 163 ao longo da rodovia, no trecho Cuiabá-Santarém, também estão realizando oficinas. Comunicação Comunitária é a segunda oficina do Profor no STR de Lucas do Rio Verde este ano. Políticas Públicas foi o tema da primeira oficina, realizada em março.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias