Pesquisar
Close this search box.

Boletim Transparência Florestal aponta aumento nas taxas de desmatamento

Estação Vida – O desmatamento detectado em agosto de 2007 em Mato Grosso pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD)  alcançou 250 quilômetros quadrados, representando um aumento de 138% no desmatamento em relação a agosto de 2006 (106 quilômetros quadrados) e um crescimento de 228% em relação ao mês anterior (julho de 2007) que totalizou um desmatamento de 76 quilômetros quadrados.

O aumento do desmatamento em agosto de 2007, mantêm a tendência registrada nos meses de maio a junho deste ano reportada  no boletim anterior. Esse fato também coincide com o aumento dos preços das principais commodities (gado e soja) e com as perspectivas de expansão de áreas plantadas para biocombustíveis. Além da alta do desmatamento, o número de focos de calor (queimadas) registrada pelo satélite MMODIS TARDE aumentou 72% em todo o Estado do Mato Grosso, passando de 25.938 focos de calor no período de junho a setembro de 2006 para 44.621 focos de calor no mesmo período de 2007.

O desmatamento ilegal detectado pelo SAD em Mato Grosso correspondeu 94%. Isso inclui o desmatamento nas propriedades não cadastrados no SIMLAM( Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental), nas áreas de Reserva Legal das propriedades rurais inseridas no SIMLAM e nas Terra Indígenas.

Faça download do Boletim Transparência Florestal de Agosto (em pdf, 700KB)
http://www.icv.org.br/publique/media/btf_ago07.pdf

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias