Pesquisar
Close this search box.

FORMAD realiza capacitação e entrega kits de informática

O Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD realizou nos dias 12 e 13 de setembro a Oficina de Softwares Livres e Informes Virtuais, na Escola Municipal Família Agrícola de Querência – EMFAQUE. Participaram da oficina representantes das entidades parceiras no Projeto Governança Florestal nas Cabeceiras do rio Xingu e na Campanha Y Ikatu Xingu. O objetivo é capacitar um grupo de pessoas para elaborar e compartilhar informações sobre as boas práticas socioambientais de suas entidades e municípios como uma estratégia de multiplicação da comunicação.

A oficina, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Querência – SEMEC , teve carga horária de dezesseis horas e foi ministrada pelo jornalista André Alves, Secretário Executivo do FORMAD, que buscou fazer uma reflexão conjunta sobre a situação do sistema de comunicação local e regional e como os movimentos sociais e são tratados nas mídias.

Os participantes produziram notícias, fizeram entrevistas e contruíram blogs para suas entidades, além de conhecerem softwares livres como o Mozilla e o BR Office.

A meta do FORMAD é de que os particpantes das oficinas continuem recebendo acompanhamento virtual às atividades de comunicação inciadas pelas entidades. Em 2008 uma nova oficina de comunicação será realizada.

Após a realização da oficina foi realizada a entrega dos kits de informática as entidades-parceiras do Formad. A Comissão Pastoral da Terra (CPT-Araguaia), Associação Nossa Senhora da Assunção (ANSA), Organização Não Governamental Roncador-Araguaia (ONGARA) e Associação da Escola Família Agrícola de Querência (AEFAQUE). A idéia é que cada kit, composto de microcomputador, impressora, no-break, câmara fotográfica digital e aparelho de fax, colabore no fortalecimento destas instituições e propicie a criação de uma rede de ações e informações sobre o desenvolvimento econômico na região, visando a sustentabilidade socioambiental.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias