Pesquisar
Close this search box.

Ciclo de palestras “Plantio de espécies nativas com finalidade econômica”

Entre os dias 10 e 13 de dezembro estará em Mato Grosso para uma série de palestras o pesquisador da Embrapa Florestas, Paulo Ernani Carvalho

Entre os dias 10 e 13 de dezembro estará em Mato Grosso para uma série de palestras o pesquisador da Embrapa Florestas, Paulo Ernani Carvalho. Com diversas obras publicadas, Carvalho é referência no país em plantio com espécies nativas para fins econômicos. O pesquisador fará a apresentação de experiências nacionais bem como informações sobre o plantio de florestas nativas com finalidade econômica e os respectivos benefícios gerados a partir dos serviços ambientais.

 

A realização das palestras é uma promoção do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, Instituto Centro de Vida – ICV, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SEDER. Um dos objetivos da série de palestras é incentivar projetos de reflorestamento e recuperação de mata ciliar com espécies nativas, para o Fundo MT Floresta, do governo estadual, bem como subsidiar a comunidade no tema.

 

Na segunda-feira (10) às 15 horas, a palestra acontece no auditório da Faculdade de Engenharia Florestal da UFMT, em Cuiabá. Já no dia 11, Carvalho participa da reunião ordinária do Fundo MT Floresta e participará de uma reunião na Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema. Já nos dias 12 e 13, o pesquisador segue para Sinop e Alta Floresta. As palestras são abertas a Agricultores familiares, engenheiros florestais, reflorestadoras, ONG’s e OSCIP’s, agentes públicos, consórcios intermunicipais e demais segmentos interessados.

 

Sobre Paulo Ernani Carvalho

As palestras serão ministradas por Paulo Ernani Ramalho Carvalho – engenheiro florestal, mestre em Silvicultura e doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná. Paulo Ernani se dedica há 33 anos à pesquisa de espécies arbóreas nativas. Atualmente, trabalha na Embrapa Florestas em Colombo (PR) onde é responsável por um arboreto com cerca de 700 espécies brasileiras e do exterior, totalizando mais de 2.000 árvores. É também autor de livros e estudos científicos importantes sobre a flora brasileira e tornou-se uma referência para todos que buscam opções para a sustentabilidade econômica e ambiental da preservação das florestas.

 

 

Realização: Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, Instituto Centro de Vida – ICV, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SEDER

 

Apoio: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, EMPAER/Sinop, Instituto Floresta, Sociedade Formigas, UFMT, CEAAF, CEPROTEC.

 

 

Agenda:

 

10 DEZEMBRO, em Cuiabá

15:00 – Palestra Faculdade de Engenharia Florestal – UFMT

 

11 DEZEMBRO, em Cuiabá

08:30 – Reunião MT Floresta – FAMATO

Tarde

Encontro na SEMA

 

12 DEZEMBRO, Sinop

Manhã

Palestra do prof. Ernani e do prof. Eliazel Rondon (EMPAER)

 

Tarde

Visita de campo

 

13 DEZEMBRO, Alta Floresta

Tarde

Visita de campo

 

19:30 – Palestra na Ceprotec

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias