Pesquisar
Close this search box.

Parceiros se unem em campanha contra uso irracional do fogo no Araguaia e Xingu

Entidades da sociedade civil organizada, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso, se unem para promover ações educativas que apontem alternativas de desenvolvimento sustentável nas regiões do Xingu e do Araguaia.

Entidades da sociedade civil organizada, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso, se unem para promover ações educativas que apontem alternativas de desenvolvimento sustentável nas regiões do Xingu e do Araguaia. Entre as iniciativas está a Campanha Contra o Uso Irracional do Fogo, que será lançada oficialmente nesta sexta-feira (30.05), em Porto Alegre do Norte.

A Campanha será desenvolvida em mais de 20 municípios situados na região entre os rios Araguaia e Xingu e tem como pilares: educação, divulgação e implantação de alternativas concretas de superação ao uso do fogo.

As ações realizadas não têm caráter pontual, mas pretendem sensibilizar sobre a problemática do fogo no campo e na cidade, chamar à responsabilidade cada cidadão e autoridade, mostrar alternativas ao uso do fogo e articular o trabalho com outras entidades sociais e públicas.

A região do Araguaia e Xingu é privilegiada por ser um ponto de encontro de dois biomas brasileiros de imensa biodiversidade. O local é um patrimônio natural e social constituído de matas, varjões, cerrados, córregos, rios e lagos e que abriga uma infinita quantidade de culturas e espécies animais.

No entanto, a forma de ocupação e o modelo de desenvolvimento têm no fogo uma das principais técnicas de limpeza de área para produção agrícola e a pecuária extensiva. Essas práticas têm causado danos ambientais, ameaçando pessoas que habitam a região e espécies vegetais e animais, além de comprometer a quantidade e a qualidade da água das nascentes da maioria dos rios.

Participam da campanha a  Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (ANSA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Instituto Socio-Ambiental (ISA), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Terra Viva.

Saiba como colaborar visitando o blog da campanha: http://araguaiaxingusemfogo.zip.net/

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias