Pesquisar
Close this search box.

Encontro e feira reunirão projetos de recuperação na Bacia do Xingu, em Mato Grosso

A idéia dos eventos é dar visibilidade aos projetos de adequação socioambiental, restauração florestal, educação ambiental e formação de atores locais, empreendidos pela Campanha 'Y Ikatu Xingu entre 2005 e 2008.

Produtores da região do Xingu no Mato Grosso poderão expor suas iniciativas para a conservação e recuperação dos recursos naturais no II Encontro Nascentes do Xingu e I Feira de Iniciativas Socioambientais, de 16 a 18 de outubro, no Parque de Exposições Cidade Jardim, em Canarana. A idéia dos eventos é dar visibilidade aos projetos de adequação socioambiental, restauração florestal, educação ambiental e formação de atores locais, empreendidos pela Campanha ‘Y Ikatu Xingu entre 2005 e 2008.

Palestras, mesas redondas, grupos temáticos de trabalho e stands levarão ao público amostras do que a campanha tem realizado na região, além de proporcionar a discussão sobre temas relevantes para a população que vive na Bacia do Xingu. Também se pretende com o evento desenhar novas estratégias voltadas ao desenvolvimento territorial sustentável, e iniciar as discussões para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Xingu.

Limites e desafios de adequação socioambiental das propriedades rurais, os diferentes usos econômicos do Cerrado e da floresta, a questão energética e de infra-estrutura no Xingu e carbono socioambiental são os temas que foram selecionados pela organização para serem discutidos nas mesas redondas que acontecerão durante os três dias do encontro.

O primeiro Encontro Nascentes do Xingu aconteceu em outubro de 2004, em Canarana, e representou o início de um grande esforço coletivo – de pecuaristas, indígenas, agricultores familiares, organizações não-governamentais, governamentais e de pesquisa e poder público – para reverter o quadro de degradação das nascentes do Rio Xingu. A proposta foi chamar a atenção da população e propor ações para recuperar e conservar as matas ciliares dos rios e das nascentes que compõem a Bacia do Xingu. Naquele momento os atores locais assumiram um compromisso para o desenvolvimento e ações estratégicas, das quais surgiram mais de 50 projetos e iniciativas para a formação de lideranças socioambientais; planejamento e ordenamento territoriais; sistemas agroflorestais e geração de renda; pesquisas; gestão e educação ambiental; fortalecimento de organizações locais. Mais de 70 entidades, de diferentes setores da sociedade, envolveram-se com esses projetos, e agora, quatro anos depois, poderão mostrar os resultados de suas ações e discutir planos futuros para conciliar produção e conservação.

O II Encontro Nascentes do Xingu e I Feira de Iniciativas Socioambientais será realizado pelo ISA (Instituto Socioambiental) e Prefeitura de Canarana, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, ICV (Instituto Centro de Vida), Formad (Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento) e Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), com apoio da Fundação Rainforest da Noruega, União Européia, Usaid/The Nature Conservancy e Fundação Doen.

Confira a programação.

Local: Parque de Exposições Cidade Jardim – Canarana – MT

16/10/08 – Quinta-feira

7h30 – Café da Manhã

8h30 – Abertura Oficial: Contextualização da Campanha ‘Y Ikatu

Xingu: Avanços e Desafios

9h30 – Minicursos, oficinas e dia de campo

14h00 às 20h00 – Feira de Iniciativas Socioambientais – Mostra de

Cinema

18h00 – Mesa redonda “Adequação Socioambiental das Propriedades –

Limites e Desafios

20h00 – Apresentação Cultural

17/10/08 – Sexta-feira

8h30 – Mesa redonda “A Questão Energética e de Infra-Estrutura no Xingu”

9h30 – Minicursos, oficina e dia de campo

14h00 às 20h00 – Feira de Iniciativas Socioambientais – Mostra de Cinema Ambiental

18h00 – Mesa redonda “Os Diferentes Usos Econômicos do Cerrado e da Floresta”

20h00 – Apresentação Cultural

18/10/08 – Sábado

8h30 – Mesa redonda “O Carbono Socioambiental do Xingu”

9h30 – Minicursos, oficinas e dia de campo

14h00 às 20h00 – Feira de Iniciativas Socioambientais – Mostra de Cinema Ambiental

16h00 – Encaminhamentos e encerramento

20h00 – Show Musical

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias