Pesquisar
Close this search box.

FORMAD

HISTÓRIA

O começo…

Com a mobilização do Fórum Brasileiro de ONG’s e Movimentos Sociais Para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS) e a realização dos primeiros encontros nacionais para a participação da sociedade civil na Conferência das Nações Unidas Para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD, mais conhecida por ECO 92, possibilitou inúmeras iniciativas de articulação das ONGs e movimentos sociais no Brasil.

Em Mato Grosso a discussão sobre a constituição de uma articulação permanente entre os movimentos e entidades ambientalistas e sociais teve inicio em maio do ano de 1991 no Encontro do Centro-Oeste do Fórum Brasileiro para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Preparatório para a Rio-92, organizado pela Associação Mato-grossense de Ecologia – (AME MATO GROSSO), VIVA ALTERNATIVA-DF e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – (SBPC-MT\Seccional MT). Em novembro do mesmo ano a discussão prosseguiu, e foi realizado o Encontro das ONGs de Mato Grosso, organizado pela AME MATO GROSSO, SBPC-MT e o Instituto Centro de Vida – (ICV).

Finalmente, em fevereiro de 1992, as entidades presentes no Encontro sobre a Campanha Meio Ambiente e Cidadania, promovido pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional/Programa Regional MT (FASE/MT), convencidas da necessidade de se constituir um Fórum das ONGs e movimentos sociais de Mato Grosso, decidiram constituir uma comissão Pró-Fórum. Essa comissão promoveu algumas reuniões preparatórias para viabilizar as propostas de articulação do Fórum Mato-grossense das entidades ambientalistas e dos movimentos sociais.

Após essas mobilizações e encontros, em 6 de abril de 1992, foi realizada a Assembleia de fundação do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, constituído inicialmente por 29 entidades fundadoras.

20 anos de luta!

Em abril deste ano de 2012 o Formad comemora 20 anos de fundação. Dentre as inúmeras ações realizada em sua história, podemos destacar alguns projetos:

Monitoramento de Políticas Públicas Socioambientais de Mato Grosso

Atual projeto em desenvolvimento; que visa o fortalecimento institucional do FORMAD e de suas entidades filiadas bem como o monitoramento e intervenção nas políticas públicas estaduais. No últimos dois anos o Formad participou de atividades e comitês organizados pela sociedade civil ou pelo Governo, dentre eles, acompanhamos o Comitê de Monitoramento da Gestão Ambiental de Mato Grosso, do Comitê do Fundo MT Floresta, Comitê da Reserva da Biosfera, Conselho Estadual das Cidades, Comitê Estadual da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, entre outros

Financiado pela Misereor

Mapeamento de Impactos Socioambientais da produção de Agrocombustíveis no Estado de Mato Grosso – MISPA

Atualmente sendo desenvolvido pelo FORMAD; tem como objetivo criar e alimentar ao longo dos anos de 2011 e 2013 uma plataforma (base) de dados voltada para o monitoramento dos impactos da cadeia de produção de soja e cana-de-açúcar no Estado do Mato Grosso. Projeto desenvolvido em parceria entre OXFAM/NOVIBFASEFORMAD. Financiado pela Agency NL

Mato Grosso Sustentável e Democrático – MTSD

Desenvolvido no ano de 2002 é uma regionalização do Projeto Brasil Sustentável e Democrático e buscava estimular experiências e propostas dos movimentos sociais, organizações populares e organizações não-governamentais, por um modelo de desenvolvimento alternativo em Mato Grosso. O projeto lançou um diagnóstico mensurando na realidade socioambiental de Mato Grosso, dividido em seis temas: Educação Ambiental, Agricultura, Terras Indígenas, Recursos Hídricos, Unidades de Conservação e Mineração.

Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano da Br 163

A proposta do PROFOR 163 era garantir a participação da sociedade civil organizada, dos movimentos sociais e da população local na concepção, execução, monitoramento e avaliação do Plano BR-163 Sustentável, bem como das políticas públicas a serem implantadas na área de influência da rodovia Cuiabá-Santarém.

Financiado pelo Banco Mundial e tem como âncora jurídica o Grupo de Trabalho Amazônico – GTA

Governança Florestal nas Cabeceiras das Nascentes do rio Xingu

No projeto Governança Florestal, o FORMAD era um dos parceiros do Instituto Socioambiental – ISA, ao lado do Instituto Centro de Vida – ICV, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde – STRLRV e Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso –  SINTEP.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias