Pesquisar
Close this search box.

Coordenação

O FÓRUM MATOGROSSENSE DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO – FORMAD é constituído por 30 organizações da sociedade civil  (OSC’s), sem fins lucrativos,  que atuam no Estado de Mato Grosso, devidamente filiadas sob as normas do REGIMENTO INTERNO – é uma articulação de caráter permanente, constituída para servir de espaço de debate, reflexão e definição de ações coletivas.

A Coordenação do FORMAD, composta por representantes de 06 (seis) organizações membros efetivos, eleitos em Assembleia Geral, com mandatos de 02 (dois) anos, tem a atribuição de coordenar a sua organização interna e as intervenções externas (ações públicas).

 

COORDENAÇÃO 2011/2013

Centro Burnier Fé e Justiça – Constituí-se em um centro de intervenção social, de formação e assessoria, de espiritualidade inaciana, integrado à Rede Jesuíta de Cidadania e Ação Social.

A história do Centro Burnier Fé e Justiça têm sua origem no final da década de 1970, quando a Companhia de Jesus, Província do Brasil Meridional, enviou alguns jesuítas para Mato Grosso para estudarem a possibilidade de conceber um Centro de Investigação e Ação Social (CIAS) na região amazônica.

Na ocasião, optou-se estrategicamente por Cuiabá-MT como lugar geográfico de referência. Contudo, não se criou um centro de investigação como fora previsto. Neste intervalo de tempo, contudo, é criada a “Ação Social da Paróquia do Rosário e São Benedito”, constituindo um centro de apoio e referência para o surgimento de diversos movimentos e organizações sociais.

Endereço: Rua do Ouro, 64,  Bairro Araés Cuiabá – MT

CEP: 78.005-675 

Fone: ++ 55 (65) 3023-2959

Responsável: Inácio Werner

 

Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – foi fundada em 1961. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua em seis estados brasileiros e tem sua sede nacional no Rio de Janeiro. Desde suas origens, esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo.

O Programa Regional Mato Grosso foi criado em 1987, em Vila Bela da Santíssima Trindade, no Vale do Guaporé. Em 1994, deslocou-se para Cáceres, cidade pólo da região Sudoeste de Mato Grosso, que fica numa região de transição de Cerrado, Pantanal mato-grossense e Amazônia. A FASE Mato Grosso quer contribuir para criar alternativas a este modelo de desenvolvimento predatório. Com este objetivo, atuamos em quatro diferentes linhas: 1) Agroecologia e Segurança Alimentar no Mato Grosso; 2)Associativismo e Redes de Economia Solidária; 3) Articulação de sujeitos políticos, mobilização, participação e controle social; 4) Comunicação, rádios comunitárias e projetos audiovisuais.

Endereço: Rua 06 – Q-03, Casa 18 – Monte Verde, Cáceres – MT

CEP: 78200-000

Fone: ++ 55 (65) 3223-4615

Responsável: Fátima Aparecida Garcia de Moura (Cidinha)

Instituto Centro de Vida – é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) de direito privado, caráter científico/cultural, autônoma, apartidária e sem fins lucrativos, decretada de utilidade pública em Mato Grosso pela lei estadual n° 6.752/96, fundada em 14 de abril de 1991.

Nossa missão é promover a sustentabilidade e a qualidade de vida através de estudos e ações que favoreçam a conservação ambiental, o fortalecimento da cidadania e a harmonia entre sociedade e natureza. Nossa atuação abrange o território do estado de Mato Grosso, e indiretamente a Amazônia como um todo, com foco maior na Amazônia Meridional. Os principais desafios à sustentabilidade que encontramos nessa área de atuação são a pressão de desmatamento ligada à expansão da fronteira agropecuária e os conseqüentes desequilíbrios ambientais e sociais, bem como a necessidade de recuperar áreas já degradadas nesse processo.

Endereço: Rua Américo Salgado, 1890, Santa Helena, Cuiabá – MT

CEP: 78045-055

Fone: +55 (65) 3621 3148

Responsável: João Andrade

Operação Amazônia Nativa – é uma organização da sociedade civil do direito privado, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, Brasil. Fundada em 1969, desenvolve desde então Projetos de Trabalho junto aos povos indígenas nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Seu objetivo é apoiar os povos indígenas, colaborando para a valorização e o fortalecimento de seus modos de organização social e expressão cultural, das formas de proteção de suas terras e patrimônios, favorecendo a autonomia e o controle social. Atua visando a consolidação dos direitos constitucionalmente reconhecidos à essas populações.

Endereço:  Av. Ipiranga 97, Bairro Goiabeira, Cuiabá MT

CEP: 78032-035

Fone: +55 (65) 3322.2980

Responsável: Ivar

 

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde – é uma entidade representativa dos agricultores familiares, assalariados rurais e agricultores sem terra. Tem compromisso com os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Ambientais dos indivíduos. Por isso realiza diversos projetos que buscam a formação cidadã, técnica e a cooperação entre as pessoas e associações.

O STRLRV é uma entidade preocupada com a sustentabilidade dos trabalhadores rurais, não só do município de Lucas do Rio Verde, mas de toda a área de influência da BR-163 em Mato Grosso. Há anos, promove projetos socioambientais na região, envolvendo assentados e agricultores familiares de vários municípios.

Endereço:

Fone:

Responsável: Nilfo Wandscheer

Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – filiado a Confederação Nacional dos Trabalhadores – CNTE e a Central Única dos Trabalhadores – CUT representa todos os profissionais da educação básica pública em âmbitos estadual e municipal. O SINTEP-MT é um dos maiores sindicatos de Mato Grosso. Está organizado em 98 municípios do Estado e possui 15 mil filiados e por meio do site conheça os principais eventos, as atividades desenvolvidas e as últimas notícias sobre o ensino público de Mato Grosso.

Atualmente, o SINTEP tem aproximadamente 15.000 associados em 139 sub-sedes municipais, organizadas em 15 Pólos Regionais Sindicais. A maioria dos filiados é de professores da rede estadual, mas o maior crescimento se dá exatamente entre os funcionários das duas redes e os professores das redes municipais.

Endereço: Rua Mestre João Guimarães, 102 – Bairro Bandeirantes – Cuiabá – MT

Fone:  +55 (65) 3317 4300 – 0800 654343

Responsável – Marli Keller

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias