Pesquisar
Close this search box.

Agrocombustíveis

Avaliação do Impactos Socioambientais da produção de Agrocombustíveis no Estado de Mato Grosso.

Responsáveis: João Inácio Wenzel – Coordenador do Projeto Caio BOB – Jornalista/Comunicação

Projeto desenvolvido em parceria entre OXFAM/NOVIB – FASE – FORMAD, que tem como objetivo criar e alimentar ao longo dos anos de 2011 até 2013 uma plataforma de base de dados voltada para o monitoramento dos impactos da produção de soja e cana-de-açúcar no Estado do Mato Grosso.

Como conseqüência da obtenção das informações coletadas espera-se melhorar a capacidade de organizações da sociedade civil de monitorar impactos e participar efetivamente de diálogos em torno de políticas e fundamentar em argumentos científicos as articulações políticas que intervenham nas tomadas de decisão em âmbito nacional.

Paralelamente, na contraparte holandesa do projeto, é meta intervir nas empresas importadoras de forma que estas regulem os produtos por elas importados, estabelecendo e cobrando dos exportadores brasileiros critérios de importação como cumprimento da legislação trabalhista, diminuição do desmatamento e restauração de áreas degradadas, diminuição dos conflitos fundiários, entre outros.

A plataforma tem acesso semi-aberto, ou seja, o cadastramento dos usuários, o uso de determinadas informações e os dados inseridos na plataforma estão sujeitos à moderação pela equipe do projeto, validando as informações de acordo com a veracidade das informações coletadas. Por outro lado, as informações gerais estão à disposição da sociedade, para fins diversos.

Para fazer o download (clique aqui) do Livro “Dois casos sérios em Mato Grosso. A soja em Lucas do Rio Verde e a cana-de-açúcar em Barra do Bugres” Para fazer o download (clique aqui) do Caderno “Dois casos sérios em Mato Grosso. A soja em Lucas do Rio Verde e a cana-de-açúcar em Barra do Bugres” Para assistir (clique aqui) ao documentário “Dois casos sérios sobre agrocombustíveis”

Para acessar aos resultados do projeto: clique aqui

Para acessar os slides produzidos por Sergio Schlesinger: clique aqui

Páginas relacionadas as pesquisas do Projeto

Centro de Sensoriamento Remoto – IBAMA

Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda – Dados por Município

Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda – Perfil do Município

Ferramenta* – STATPLANET : Nessa plataforma é possível visualizar para cada município de Mato Grosso o seguintes itens:

  • Área do município, área com CAR/ LAU, TI, UC, assentamentos, etc. 
  • Série histórica de rebanho efetivo por município;
  • Desmatamento acumulado, etc 
  • Área de cana plantada (canasat)

* Ferramenta fomentada pela Instituto Centro de Vida – ICV

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias