Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso lança portal de informações geoespaciais

Com objetivo de promover a integração e o compartilhamento de informações geográficas a todas as entidades públicas e privadas do estado do Mato Grosso, a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), lançou no final de 2011 o Portal SIIGEO – Sistema Interoperável de Informações Geoespaciais.

A iniciativa, que teve início em 2006,  visa a melhoria no desempenho da gestão pública por meio do uso da geotecnologia, graças à implementação de uma plataforma tecnológica unificada em um ambiente interoperável e normatizado com informações geoespaciais em tempo real.

A Seplan contou com o apoio da Imagem, distribuidora do ArcGIS no Brasil, que possibilitou a aquisição da tecnologia com base no licenciamento ELA (Enterprise License Agreement). Para se beneficiar do projeto, as secretarias são previamente avaliadas por uma equipe técnica da Seplan, assinando um termo de adesão-cooperação ao SIIGEO. A partir disso, recebem as licenças e iniciam as capacitações e o uso do suporte técnico. Atualmente, existem quinze secretarias que participam do projeto e outras nove estão em processo de adesão.

Portal SIIGEO

O Portal foi desenvolvido com base no conceito de compartilhamento de dados e serviços via Web, a fim de integrar os serviços de mapa das instituições. Desta forma, reúne todos os dados geográficos produzidos no estado, reduzindo o esforço das áreas para a busca de informações, permitindo que se concentrem nas suas operações de negócio, tendo uma fonte de informações geoespaciais padronizada.

A iniciativa tem proporcionado ao governo melhor controle dos recursos, mais agilidade e transparência nas decisões públicas. Neila Ferreira, Gerente de Projeto na Imagem, informa que a previsão do sistema para 2012 é a adesão de novas instituições do estado ao SIIGEO e a integração de indicadores do governo ao Portal.

FONTE: Alexandre ScusselMUNDOGEO

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias