Pesquisar
Close this search box.

Feira apresenta produção de agricultores familiares do norte de Mato Grosso

Estação Vida – Com o intuito de divulgar a produção de agricultores e agricultoras familiares do norte de Mato Grosso, acontece nos dias 25 e 26 de junho, em Lucas do Rio Verde, a Feira Saberes e Sabores, juntamente com o Seminário da Agricultura Familiar no Norte de MT. A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (STR LRV) e faz parte das atividades da Rede BR163+Xingu.

De acordo com a coordenadora de projetos do sindicato de Lucas do Rio Verde, Epifânia Vuaden, a feira acontece para suprir as dificuldades de adaptação ao mercado, enfrentadas pelos agricultores e agricultoras. “Queremos provocar a sociedade e o governo para olharem com mais carinho para os assentamentos. Este pessoal está produzindo, mas têm dificuldades de comercializar, por isso propusemos a feira. Para mostrar o trabalho destas pessoas. É uma forma de apresentá-las ao mercado, de fazer contatos e trocar experiências”, ressalta a coordenadora.

Entre os produtos dispostos na feira estarão: mel, melado, rapadura, castanha-do-Brasil, geléia, licor, frutas desidratadas, ervas medicinais, sabonetes, xampus, além de unidade demonstrativa de construção de cercas elétricas.

Para o evento estão previstas as participações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Mutum, Associações PA Califórnia e Entre Rios, Instituto Padre João Peter, Instituto Ouro Verde (IOV), Instituto Centro de Vida (ICV), Ecocachimbo, Cooperagrepa e Grupo de Apoio e Proteção Ambiental (Gapa) e ISA.

Os expositores são beneficiários dos Projetos de Alternativas ao Desmatamento e as Queimadas (PDA/PADEQ), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Mato Grosso, ou associados a entidades filiadas a Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Os projetos apoiados pelo PDA/PADEQ buscam alternativas econômicas sustentáveis para as propriedades rurais de assentados e assentadas. Seu objetivo é promover a sustentabilidade das famílias, eliminado o uso do fogo e promovendo o controle dos desmatamentos e o uso racional dos recursos naturais.

Os projetos ligados à Rede BR163+Xingu também fazem parte da Campanha Y IKatu Xingu, que reúne 340 entidades representantes de índios, agricultores, fazendeiros, pesquisadores, organizações da sociedade civil entre outros, tem como objetivo recuperar e proteger as nascentes e cabeceiras do rio Xingu.

O Seminário será realizado no auditório do STR, na Rua Giruá 1196 E, Cidade Nova. Os debates acontecem das 08h às 15h30, e a Feira Saberes e Sabores estará aberta para visitação das 16h às 22h, com apresentações culturais como música, poesia e teatro.

Mais informações: (65) 3549 2629 ou (65) 3549 1819

O PDA

O Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA, do Ministério do Meio Ambiente, faz parte do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais – PPG7, recebe apoio principalmente da Cooperação Internacional Alemã. O objetivo é demonstrar, através de experiências práticas, as diversas possibilidades de construção do desenvolvimento sustentável.
www.mma.gov.br/pda

O GTA

Formado em 1992, o GTA congrega entidades populares e técnicas da Amazônia com o objetivo de promover a participação das comunidades da floresta nas políticas de desenvolvimento sustentável. A Rede está presente em nove estados do Brasil e envolve agricultores, seringueiros, indígenas, quilombolas, quebradeiras de côco babaçu, pescadores, ribeirinhos e entidades ambientalistas, de assessoria técnica, de comunicação comunitária e de direitos humanos.
www.gta.org.br

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias