Pesquisar
Close this search box.

NOTA PÚBLICA

O Formad pede providências para punir o abuso de autoridade em Juína

Diante dos fatos ocorridos na Câmara de Vereadores de Juína no dia 22 de agosto de 2007 o Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD – vem prestar solidariedade à OPAN, ao Greenpeace e à imprensa francesa, coagidos por fazendeiros, madeireiros e pelo poder público de Juina.

O FORMAD, fórum composto por 42 entidades sociais e ambientais de todo o estado de Mato Grosso, compreende que a defesa dos direitos indígenas é a defesa de direitos humanos e da multiculturalidade do país. Por isso considera legítimo e de grande importância o trabalho realizado pela OPAN junto a várias etnias indígenas da Amazônia Brasileira, ttem realizado um trabalho importante no fortalecimento de organizações indígenas, no empoderamento dos representantes e mesmo na assistência à saúde indígena.

A OPAN tem o respeito de organizações indígenas e indigenistas em todo o Brasil, ganhou destaque entre as ONGs do país em 2006 com a conquista do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente.

Ao longo dos anos os “opanistas” enfrentaram hostilidades de fazendeiros, garimpeiros e madeireiros. A defesa de terras indígenas, assim como a luta pela reforma agrária encontra no poder ruralista uma oposição agressiva. Agricultores sem terra, indígenas, quilombolas ou mesmo pequenos agricultores são tidos como ameaça aos fazendeiros. Mas não são os pequenos que ameaçam ou agridem os poderosos.

Hostilidades parecidas já foram sofridas por outros parceiros que lutam por causas sociais e ambientais. Mas dessa vez nos causa indignação o envolvimento do poder público municipal nas ameaças, no encobrimento dos crimes ambientais, na restrição da liberdade de imprensa e do direito de ir e vir.

O Formad pede providências para punir o abuso de autoridade, evitar agressões futuras e restaurar o amor a terra dos que aqui nasceram e dos que escolheram viver em Mato Grosso.

FORMAD  – Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias