Pesquisar
Close this search box.

Iniciativa apoia agricultores da Amazônia através de assessoria em agroecologia

Organizações de produtores rurais familiares da Amazônia podem solicitar apoio para realização de assessorias e capacitações em agroecologia até junho de 2007

Rede de Informações Agroecológicas da Amazônia – RIAA – Promover assistência técnica adequada à realidade amazônica e baseada em uma proposta sustentável de produção, valorizando o saber de produtores rurais familiares e de técnicos, além de fomentar o diálogo e intercâmbio entre as iniciativas agroecológicas da região: este é o objetivo do Banco de Assessores/as em Agroecologia na Amazônia (BAS), que acaba de lançar chamada para apoio através de assessorias.

Associações, cooperativas, sindicatos e outra organização de produtores rurais familiares podem solicitar, até junho de 2007, apoio para assessorias e capacitações em temáticas diversas ligadas à agroecologia, como criação de animais; beneficiamento, processamento e comercialização de produtos; planejamento, organização e comunicação e sistemas de produção agroecológica.

Cada organização pode ser apoiada, através do pagamento dos gastos com deslocamento e remuneração do facilitador, com uma assessoria. No total, 20 iniciativas serão contempladas. Os apoios serão concedidos conforme a ordem de chegada das fichas de solicitação.

Agricultores e técnicos que tenham um conhecimento prático aprofundado em agroecologia e experiência na realização de capacitações a partir de metodologias participativas podem se cadastrar no BAS, e poderão prestar assessoria às organizações apoiadas.

As fichas de solicitação de assessoria e de cadastro de assessores, bem como os respectivos termos de referência, estão disponíveis no site da RIAA, em http://www.riaa.org.br/index.php/pages/bancoass .

O BAS é uma iniciativa ancorada pelo Grupo de Assessoria em Agroecologia na Amazônia (GTNA), através da parceria com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE – Amazônia), Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA/MA), Associação de Produtores Alternativos (APA/RO) e Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC/PA), e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dos Sub-Projetos Demonstrativos Tipo A (PDA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência de Cooperação Alemã Pão Para o Mundo (PPM).

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (91) 3276-3013, do e-mail bas@gtna.org.br e no site da RIAA.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias