Pesquisar
Close this search box.

Formad atualiza nome e aprova adesão de cinco novas filiadas durante assembleia

Organizações compartilharam agendas para 2023 e definiram formas de atuar em rede.

A rede socioambiental do Formad ganhou mais representatividade durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada nos dias 14 e 15 de abril, em Cuiabá: cinco novas organizações formalizaram sua adesão ao fórum. A outra novidade também foi deliberada durante o encontro. O Formad agora é o Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso.

“Aproveitamos o momento para atualizar o nome do fórum que carregava há 31 anos o conceito de ‘desenvolvimento’ e ‘meio ambiente’. Hoje, nós trabalhamos com a perspectiva ‘socioambiental’ e destacamos o protagonismo das pessoas em sua relação com o meio ambiente, seja no Pantanal, no Cerrado ou na Amazônia. Por deliberação da plenária também foi adicionado o termo ‘popular’, já que nosso fórum abriga uma diversidade de organizações e entidades, muitas delas identificam-se como movimentos sociais”, explica o secretário executivo do Formad, Herman Oliveira.

Com as cinco adesões, o Formad chega a 36 filiadas. As novas integrantes do fórum fizeram uma breve apresentação no primeiro dia do evento e foram acolhidas imediatamente pela rede. Conheça cada uma:

  • AAMOBEP – A Associação das(os) amigas (os) do Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes atua desde 2013 em prol da manutenção do Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes (CECAPE), localizado em Várzea Grande. O local abriga estudos na área da sustentabilidade e da agroecologia e é reconhecido como um espaço estratégico para a promoção da justiça social. Acompanhe as atividades da associação pela página do Facebook.
  • Fundação Ecológica Cristalino (FEC) – Criada em 1999, a FEC está localizada no município de Alta Floresta e atua no sul da Amazônia brasileira através da proteção de áreas naturais, comunicação social, educação para conservação, pesquisa científica e incentivo à economia sustentável. “Um dia na Floresta” é um dos projetos da FEC que promove a imersão de alunos das escolas públicas municipais e estaduais da região nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural Cristalino (RPPN). Visite o site da FEC e conheça um pouco mais.  
  • Instituto Samaúma – Criado em junho de 2020, o Instituto Samaúma tem atuação em Mato Grosso e no Pará e dedica-se à agroecologia e temáticas socioculturais e ambientais. A defesa dos recursos hídricos, da fauna e da flora também estão entre as finalidades. Siga a página do grupo no Instagram para saber mais ou entre em contato pelo e-mail isamauma2020@gmail.com.
  • Levante Popular da Juventude de Mato Grosso – Com dez anos de existência, o Levante Popular se junta ao Formad oficialmente para colocar em pauta o protagonismo jovem na construção do presente. A seção de Mato Grosso tem se dedicado ao trabalho de base e na organização das juventudes, dentre as ações desenvolvidas está o “Podemos +”, Rede de cursinhos populares e gratuitos. Acompanhe a atuação do Levante-MT pelo Instagram.
  • Reunião e Movimento por Amor ao Rio (Remar) – Fundada no ano de 2018, na cidade de Jaciara-MT, um grupo de usuários do rio Tenente Amaral (canoístas e banhistas) se reuniram no intuito de adotarem medidas e estratégias para a proteção e preservação, após um crime ambiental ter sido perpetrado no município. A Remar também busca estimular a prática e o desenvolvimento do esporte da canoagem, em caráter amadorista e profissional. Saiba mais pelo Instagram.

Para Isabela Braun, membro da Remar, a expectativa é “contribuir, aprender, ‘colar junto’ com outras organizações que também estão no Formad, pois compreendemos a teia que esse fórum faz. Entendemos a necessidade de diálogo entre as organizações, que, mesmo tendo objetos diversos, se encontram na luta pela preservação do meio ambiente, e pelos direitos dos povos”. 

Representantes das novas filiadas participaram da revisão da Carta de Princípios do fórum e contribuíram com a definição das agendas para o restante de 2023. As místicas de abertura e encerramento foram feitas pela Associação Cultural Fé e Vida. Na sexta-feira, 14, o deputado estadual Lúdio Cabral e o defensor público da União Renan Sotto Mayor também participaram das atividades da assembleia.

Confira o álbum de fotos da Assembleia Geral Ordinária de 2023 do Formad.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias