Pesquisar
Close this search box.

Reforma Agrária Já: Cuiabá se prepara para receber a 3ª Semana de Resistência Camponesa

Evento chama a atenção para a urgência de reforma agrária em Mato Grosso, violência contra famílias no campo e a morosidade da Justiça.

A Semana da Resistência Camponesa chega a sua terceira edição em Cuiabá (MT) com atividades programadas a partir do próximo dia 28 de agosto. O evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a importância e necessidade urgente de reforma agrária em Mato Grosso, além de denunciar casos de grilagem de terras públicas e de judicialização dos processos das famílias camponesas.

Há pelo menos cinco anos, não são criados novos assentamentos no estado, além da demora em centenas de processos judicializados. A programação da Semana de Resistência é aberta ao público, com oficinas, feira agroecológica e cultural, audiências públicas e outras atividades.

A organização da 3ª Semana da Resistência Camponesa é da Comissão Pastoral da Terra (CPT-MT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-MT), entidades diretamente ligadas à pauta da reforma agrária no estado. A iniciativa conta ainda com o apoio do Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad), do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

A programação tem início na segunda-feira (28) e encerra na sexta-feira (1º), com a Romaria da Terra e da Resistência Camponesa, que deve reunir centenas de trabalhadoras e trabalhadores rurais de diversos municípios do estado. 

Programação

Segunda-feira, dia 28, será a abertura da semana e a chegada dos participantes, vindos de todas as regiões do Mato Grosso. 

Na terça-feira (29), a audiência popular “Grilagem de Terras e Conflitos Fundiários em MT” visa discutir a realidade da grilagem de terras em MT e suas consequências, bem como o que tem sido feito ou não pelo Estado. A atividade acontece a partir das 8h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. No período vespertino, será realizado o Seminário “Violação de Direitos Humanos no Acesso e Permanência na Terra”. 

Na quarta-feira (30), a Semana abre espaço para rodas de conversas no período matutino e, a partir das 16h, a Feira Agroecológica e Cultural, com apresentações artísticas, místicas e comercialização de produtos da agricultura familiar, na Praça Ulisses Guimarães. 

A quinta-feira (31), será o dia de Oficinas Práticas de Produção Agroecológica e Geração de Renda, durante o período matutino. No período vespertino, será realizado o Seminário “Construção de Políticas Públicas Agrária e Prevenção aos Despejos em Mato Grosso”, no auditório da Assembleia Legislativa. 

Na sexta (1º), acontece, nas principais vias de Cuiabá, a Romaria da Terra e da Resistência Camponesa.

Acompanhe todas as informações e atualizações sobre a 3ª Semana de Resistência Camponesa nas redes sociais da @cptnacional, @formadmt e @movimentosemterra.

Contato com a imprensa: Elvis Marques (assessoria de comunicação) 62 99113-8277; Kamila Picalho (Comissão Pastoral da Terra) 66 99662-2764; Devanir de Araújo (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) 65 99932-0803. 

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias