Pesquisar
Close this search box.

Reunião pública discute o Cota Zero com pescadores, Poder Público e organizações socioambientais

Atividade acontece em Barão de Melgaço, uma das cidades símbolos da pesca em Mato Grosso.

Um dos municípios de Mato Grosso que depende da pesca para sua economia, cultura e subsistência da população, Barão de Melgaço será sede da reunião pública “Cota Zero para quem?”, nesta sexta-feira (29). A iniciativa tem como objetivo discutir os impactos da Lei 12.197/2023, que proíbe o transporte, comércio e armazenamento do pescado no estado a partir de 2024, ouvindo as comunidades ribeirinhas do município e região, além de debater estratégias para evitar os danos da proposta.

A organização da reunião é do Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad), rede composta por 36 entidades socioambientais do estado e contará com a presença de representantes de colônias de pescadores, organizações da sociedade civil, pesquisadores e Poder Público. Entre os órgãos já confirmados estão a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Estadual (MPE-MT).

Apresentado pelo Governo de Mato Grosso em maio deste ano como Projeto de Lei Complementar 1363/2023, a Lei 12.197/2023 é chamada de “Cota Zero” porque vai além da proibição do transporte do pescado, abrangendo ainda o comércio e armazenamento dos produtos pelo período de cinco anos. A proposta foi aprovada por 15 dos 24 deputados estaduais em 28 de junho e deve entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024.

Na última sexta-feira (22), o Governo publicou um decreto determinando a criação do Registro Estadual de Pescadores Profissionais (Repesca), cadastramento que será feito virtualmente. O texto estabelece ainda oito condições para suspensão do auxílio de um salário mínimo aos pescadores durante o período proibitivo. Entre elas “o exercício de qualquer atividade remunerada, ainda que em caráter informal”.

Essas e outras problemáticas envolvendo a Lei 12.197/2023 serão discutidas durante a reunião aberta. O encontro será realizado na Câmara de Vereadores de Barão de Melgaço, a partir das 14h.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias