Pesquisar
Close this search box.

Nota de apoio ao jornalista Pablo Rodrigo

Repórter sofre ameaças e intimidação após reportagem envolvendo o filho do governador Mauro Mendes.

O Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad), rede composta por 36 entidades socioambientais do estado, manifesta o seu apoio e solidariedade ao jornalista Pablo Rodrigo, que vem sofrendo tentativas de ameaça e intimidação após publicar uma reportagem na qual o filho do governador de Mato Grosso foi envolvido, conforme denúncia da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores.

Em um estado em que a maioria dos profissionais de veículos de comunicação é constantemente cerceada do livre exercício da liberdade de imprensa, seja pelo uso da máquina pública para ditar o que pode ou não ser publicado em sites, jornais, revistas e redes sociais; seja pelo poder de grupos econômicos e políticos, que assim como em outras áreas, também exercem a sua influência na imprensa, casos como o do jornalista Pablo Rodrigo não podem passar em vão.

É dever social do jornalismo apurar, investigar, questionar e publicar assuntos de interesse público, a exemplo da reportagem publicada que trata da compra de mercúrio ilegal para uso em garimpos, com possível interferência do filho do governador de Mato Grosso. A liberdade de imprensa, a liberdade de informação e a liberdade de expressão são essenciais à democracia e ao jornalismo. A democracia é princípio fundamental da sociedade brasileira e ela deve ser exercida e sempre defendida!

O Formad se solidariza com a situação vivida pelo jornalista Pablo Rodrigo e estima que o caso fortaleça a defesa da liberdade de imprensa, do pleno exercício do jornalismo e da liberdade de informação e de expressão. E que todo e qualquer caso de intimidação seja levado a público para as devidas providências.

 A imprensa livre é um direito de todos nós! Não à censura!

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias