Pesquisar
Close this search box.

Aquarela Digital busca apoio de empresas preocupadas com responsabilidade social

Estão abertas as inscrições para o projeto Aquarela Digital, aprovado pelo Edital HSBC Solidariedade que visa melhorar a qualidade de vida de vinte jovens moradores do bairro Jardim Vitória [periferia de Cuiabá], com idade entre 18 e 25 anos. O objetivo do projeto é oferecer capacitação em informática aplicada e tornar tais jovens capazes de exercer trabalhos de comunicação visual, designer gráfico e arte digital como elaboração de peças gráficas, animações e páginas web, serviços freqüentemente terceirizados pelas muitas empresas na grande Cuiabá, inclusive no próprio bairro.

O projeto Aquarela Digital é uma ótima oportunidade para empresas preocupadas com o desenvolvimento da comunidade e interessadas em investir em responsabilidade social. Para que a Aquarela Digital deslanche, são necessários vinte computadores de última geração, não previstos no orçamento. “O intuito é que empresários se sensibilizem com o potencial do projeto e invistam nesses jovens doando computadores para o grupo e associando suas marcas a um trabalho de vanguarda: social, educativo, de empregabilidade e cidadania… Além de se tratar de um projeto diretamente relacionado à arte, que faz aflorar o belo ao tempo em que trabalha a sensibilidade da cada participante”explica Erlon Bispo, coordenador do projeto Espaço Vitória.

Além de aprender uma profissão, algumas aulas de preparação serão ministradas por alunos e professores dos cursos de Tecnologia e Computação do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), o que de certa forma proporciona aos jovens do Jardim Vitória um contato com a filosofia acadêmica. No Espaço Vitória, onde será instalado o laboratório sede do projeto Aquarela Digital, acontecerão oficinas sociais, aulas práticas e teóricas de designer gráfico, informática aplicada e desenho.

Até que o coletivo consolide seus trabalhos e se transforme numa cooperativa ou empresa júnior hábil a oferecer esses serviços, enquanto os beneficiários estiverem no estágio de capacitação, o projeto prevê uma bolsa auxilio aos participantes, além de benefícios como seguro de vida individual e noções socioambientais. Serão 12 meses para a consolidação do coletivo [cooperativa ou empresa júnior], uma alternativa de geração de renda e emprego às pessoas selecionadas. Sendo assim, num primeiro momento, o Espaço Vitória funcionará como incubadora de um laboratório de artes gráficas, até que a organização dos jovens esteja suficientemente fortalecida e autônoma, capaz de caminhar sozinha.

O projeto Espaço Vitória, do Instituto Centro de Vida, é um espaço multiuso de envolvimento comunitário e inclusão socioambiental. Tem como objetivo promover geração de renda e aumentar as possibilidades de trabalho por meio de capacitação, atividades educativas e socioambientais. Apóia duas cooperativas, oferece aulas de alfabetização para adultos, cursos de informática, oficinas de dança, teatro e mostras de cinema gratuito para a comunidade do Jardim Vitória. O projeto Espaço Vitória conta com o patrocínio do programa Petrobras Fome Zero, e está localizado na Avenida José Estevão Torquato, 999, Jardim Vitória, Cuiabá. Conheça o projeto ou entre em contato pelo e-mail espacovitoria@icv.org.br.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias