Zoneamento, a Fraude dos Ruralistas: A Assembléia Legislativa contra Mato Grosso
Miguel Aparicio* – Mato Grosso acaba de assistir a um dos golpes mais contundentes na trajetória política do seu poder legislativo. Arrogantes no seu ruralismo
Miguel Aparicio* – Mato Grosso acaba de assistir a um dos golpes mais contundentes na trajetória política do seu poder legislativo. Arrogantes no seu ruralismo
O evento está agendado para os dias 15, 16 e 17 de abril e será palco para o lançamento do livro “Plantando florestas, mudando vidas”
O 3º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental acontece entre os 18 e 20 de março, em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal
Oficina de Consulta sobre Princípios e Critérios Socioambientais de REDD+ em Manaus debate as experiências existentes para reduzir as emissões que provocam as mudanças climáticas.
Como um jornalista deve se preparar para lidar com esse universo temático? Este é o tema da oficina Mudanças climáticas: a cobertura de um tema complexo, ministrada pelo jornalista José Alberto Gonçalves.
Pouco conhecida para a maioria da população sul-americana, a Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana (IIRSA) é um processo multisetorial que pretende desenvolver e integrar as áreas de transporte, energia e telecomunicações da América do Sul, em dez anos.
Cerca de 80 pessoas, entre lideranças de agricultores familiares, técnicos e indígenas estão se capacitando para entender sobre um tema que está cada vez mais próximo da agricultura familiar e comunidades tradicionais.
ASSESSORIA – “Quando é que vai acontecer esse pagamento, quando esses recursos vão chegar?” Esta é uma das dúvidas de Luiz Vieira do Nascimento, mais
Assessoria – Entre os vários componentes do projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade das Florestas do Noroeste de Mato Grosso” executado pela SEMA em
Reunião da romaria dos trabalhadores acontece quarta-feira, dia 24 às 18:30 na Paróquia do Rosário
Castanha do Brasil é o primeiro produto a ser desenvolvido pelo Estado
André Alves – Especial SEMA-MT – De acordo com Fernando Allegretti, a extração florestal faz parte da agricultura familiar. “O extrativista, coletor de castanha, também
Mato Grosso tem a capacidade de interferir fortemente no índice de redução do desmatamento, bem como influenciar políticas nacionais referentes na área do clima.
Um encontro encerrado hoje na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, discutiu os rumos de um programa estadual de REDD nesse estado.
Entre os dias 18 e 20 de março, Cuiabá será a sede da terceira edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal.
Além da programação oficial do 3º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, acontecerão no dia 18 de março quatro oficinas paralelas, ministradas por renomados jornalistas da área ambiental.
Todas as regiões do Brasil estão contempladas na segunda edição da Mostra Científica de Jornalismo Ambiental que acontecerá durante o 3º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental.
Para Wilson Bueno, é possível perceber que existem mais e melhores pesquisas em comunicação e meio ambiente no Brasil.
Assessoria CBJA – Os jornalistas Efraim Neto e Fabrício Ângelo realizarão no dia 18 de março, das 08 às 12h, durante o primeiro dia de
Mato grosso apresentará nesta segunda-feira, dia 14, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada em Copenhague, Dinamarca, sua proposta de programa de REDD (Redução das Emissões do Desmatamento e da Degradação).
Marcelândia venceu na categoria município. Associação Terra Viva – ATV recebeu menção honrosa
Segundo as organizações que assinam o documento, entre os pontos que podem ser modificados com a MP estão a compensação de reservas legais em outros biomas e a recuperação com espécies exóticas.
Em vários setores verifica-se a completa ausência do poder público na região. No setor florestal, segundo um dos coordenadores do FMS da BR 163, Padre Arno, “é preciso aumentar o controle da exploração da madeira ilegal”.
A coordenação do trabalho será do GTA e a execução ficará sob responsabilidade do Consórcio pelo Desenvolvimento Socioambiental da BR 163 – Condessa, integrado por 32 entidades do Mato Grosso e oeste paraense, ao longo da rodovia BR 163 (Santarém – Cuiabá).
Evento acontece entre os dias 26 e 28 de novembro, no Museu de História Natural de Alta Floresta
Nota pública sobre a instalação na Câmara dos Deputados de uma comissão especial para analisar as propostas de alteração do Código Florestal.
“Pacto das Águas” é o nome da cartilha elaborada pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Aripuanã, por meio do Projeto União dos Povos da Floresta
A proposta é tornar o Fórum uma ferramenta permanente de discussão sobre as mudanças climáticas e suas implicações, fornecendo sugestões de políticas públicas capazes de mitigar esses efeitos e consequências.
A Associação Kaiabi elaborou uma carta pedindo apoio de toda sociedade para a demarcação da Terra Indígena Kaiabi, no município de Apiacás, em Mato Grosso. Segundo a carta um Agravo de Instrumento suspendeu a demarcação da Terra Indígena.
A 1ª Expedição de Restauração Florestal das Cabeceiras do Rio Xingu aconteceu entre os dias 4 e 10 de outubro de 2009, passando por quatro municípios do nordeste do Mato Grosso, ao longo de 850 km de estradas de terra, organizada pelo Instituto Socioambiental (ISA), no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu.