Pesquisar
Close this search box.

NOTÍCIAS

Site divulga programas radiofônicos sobre o Pantanal

Está no ar o site do Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM), uma ong de comunicadores e educadores ambientais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A nova ferramenta disponibiliza informações socioambientais em um novo programa de rádio, o Boca da Mata. Até uma radionovela, Coração Pantaneiro, pode ser acessada e copiada pelos internautas que acessarem o site www.dosmatos.org.br .

Ler notícia »

Boletim traz balanço do II Encontro de Nascentes do Xingu

A sexta edição do boletim Governança Florestal das Cabeceiras do Xingu já está circulando e traz o balanço do II Encontro de Nascentes do Xingu e da I Feira de Iniciativas Socioambientais, eventos que tiveram o objetivo de mostrar os inúmeros resultados que a campanha Y Ikatu Xingu alcançou nos últimos quatro anos.

Ler notícia »

Minc esclarece Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) na Amazonia

Recentes matérias na mídia afirmaram que o ZEE da BR 163, aprovado em lei estadual do Pará, sancionada pela governadora Ana Júlia em 9 de janeiro de 2009, e recepcionada pela Comissão Técnica interministerial do ZEE flexibiliza o Código Florestal, e estimula a expansão da agropecuária na Amazônia, além de aumentar o desmatamento e diminuir a recuperação de áreas degradadas.

Ler notícia »

Governo aumenta agropecuária na Amazônia

A Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Território Nacional, uma c&aacirc;mara interministerial composta por 13 ministérios, modificou a área de reserva legal no entorno da BR-163, que liga Santarém (PA) a Cuiabá (MT), e da Rodovia Transamazônica, a BR-230.

Ler notícia »

Vídeo Seminário BR-163 Sustentável

Em outubro de 2008 foi realizado em Santarém – PA o Seminário Plano BR 163 Sustentável: Entraves, Desafios e Expectativas com o objetivo de fortalecer a mobilização social em torno da implementação do Plano BR-163 Sustentável. O vídeo registra a perspectiva da sociedade civil em relação ao plano do governo federal.

Ler notícia »

Povos indígenas do Cerrado sofrem graves ameaças

Os grandes projetos de infra-estrutura, como construções de barragens, estradas e hidrovias, empreendidas para viabilizar a exploração e o escoamento de produtos agroindustriais também colaboram com o aumento do desmatamento e das ameaças para os povos indígenas desta região.

Ler notícia »

ONGs saem de debate sobre Código Florestal

O racha foi comunicado via e-mail conjunto, depois que foram impedidas de participar de reunião na terça em que o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, propôs anistia a quem desmatou áreas de preservação permanente (APPs).

Ler notícia »

Catar coquinho é um bom negócio

Um projeto em desenvolvimento no Noroeste de Mato Grosso está mostrando que, além de um bom negócio, a coleta produtos da floresta é um caminho viável para minimizar conflitos e garantir emprego e renda para um número significativo de famílias.

Ler notícia »

BR-163 não é prioridade

O Plano BR-163 Sustentável não é mais prioridade para o governo federal porque ainda sequer foi criado o Fórum, inst&aacirc;ncia em que governo e diversos setores da sociedade iriam dialogar, monitorar e priorizar ações de execução do plano.

Ler notícia »

Feira no Mato Grosso mostrará experiências de reflorestamento com plantio mecanizado

Entre 16 e 18 de outubro próximos, os visitantes poderão conferir iniciativas como a da Fazenda Simone, em Canarana, que deu início à recuperação de mata ciliar com uma máquina plantadeira de soja tendo sistemas agroflorestais como base e também do plantio direto realizado na fazenda Bang Bang, em São José do Xingu. A feira vai se realizar no Parque de Exposições de Canarana.

Ler notícia »