NOTÍCIAS

Prefeitos do Vale do Araguaia -Xingu (MT) buscam o desenvolvimento da região

Encontro inédito reúne em São Félix do Araguaia, prefeitos interessados em debater os rumos do desenvolvimento regional, ambiental e social do Vale do Araguaia-Xingu, também conhecido como o Vale dos Esquecidos. Desabafos e a exposição de problemas comuns a todos como estradas precárias e a difícil situação em que se encontram os assentamentos rurais foram algumas das questões levantadas.

Ler notícia »

Que planta é essa no meu quintal em Ribeirão Grande?

A comunidade Ribeirão Grande conseguiu um feito histórico para qualquer comunidade extrativista, realizou um levantamento florístico organizado e publicado numa cartilha. A cartilha Que Planta é Essa no Meu Quintal? traz informações sobre espécies, época de florada e usos conhecidos.

Ler notícia »

Formad se articula em favor do meio ambiente

Quem milita na área ambiental, na contramão dos interesses do agronegócio, corre riscos. Para Inácio Werner, do Centro Burnier Fé e Justiça, é preciso desenvolver um programa que proteja vidas e que o Estado assuma a responsabilidade de garantir a segurança de possíveis vítimas da violência no campo.

Ler notícia »

Universidade Positivo e Opan promovem curso de indigenismo em Cuiabá

A Operação Amazônia Nativa – OPAN, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa da Universidade Positivo, promove em Cuiabá um CURSO DE ESPECIALIZAÇAO EM INDIGENISMO, destinado a profissionais qualificados para atuar em programas em comunidades indígenas. As inscrições estão abertas até o dia 06 de março.

Ler notícia »

Site divulga programas radiofônicos sobre o Pantanal

Está no ar o site do Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM), uma ong de comunicadores e educadores ambientais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A nova ferramenta disponibiliza informações socioambientais em um novo programa de rádio, o Boca da Mata. Até uma radionovela, Coração Pantaneiro, pode ser acessada e copiada pelos internautas que acessarem o site www.dosmatos.org.br .

Ler notícia »

Boletim traz balanço do II Encontro de Nascentes do Xingu

A sexta edição do boletim Governança Florestal das Cabeceiras do Xingu já está circulando e traz o balanço do II Encontro de Nascentes do Xingu e da I Feira de Iniciativas Socioambientais, eventos que tiveram o objetivo de mostrar os inúmeros resultados que a campanha Y Ikatu Xingu alcançou nos últimos quatro anos.

Ler notícia »

Minc esclarece Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) na Amazonia

Recentes matérias na mídia afirmaram que o ZEE da BR 163, aprovado em lei estadual do Pará, sancionada pela governadora Ana Júlia em 9 de janeiro de 2009, e recepcionada pela Comissão Técnica interministerial do ZEE flexibiliza o Código Florestal, e estimula a expansão da agropecuária na Amazônia, além de aumentar o desmatamento e diminuir a recuperação de áreas degradadas.

Ler notícia »

Governo aumenta agropecuária na Amazônia

A Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Território Nacional, uma c&aacirc;mara interministerial composta por 13 ministérios, modificou a área de reserva legal no entorno da BR-163, que liga Santarém (PA) a Cuiabá (MT), e da Rodovia Transamazônica, a BR-230.

Ler notícia »

Vídeo Seminário BR-163 Sustentável

Em outubro de 2008 foi realizado em Santarém – PA o Seminário Plano BR 163 Sustentável: Entraves, Desafios e Expectativas com o objetivo de fortalecer a mobilização social em torno da implementação do Plano BR-163 Sustentável. O vídeo registra a perspectiva da sociedade civil em relação ao plano do governo federal.

Ler notícia »

Povos indígenas do Cerrado sofrem graves ameaças

Os grandes projetos de infra-estrutura, como construções de barragens, estradas e hidrovias, empreendidas para viabilizar a exploração e o escoamento de produtos agroindustriais também colaboram com o aumento do desmatamento e das ameaças para os povos indígenas desta região.

Ler notícia »

ONGs saem de debate sobre Código Florestal

O racha foi comunicado via e-mail conjunto, depois que foram impedidas de participar de reunião na terça em que o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, propôs anistia a quem desmatou áreas de preservação permanente (APPs).

Ler notícia »

Catar coquinho é um bom negócio

Um projeto em desenvolvimento no Noroeste de Mato Grosso está mostrando que, além de um bom negócio, a coleta produtos da floresta é um caminho viável para minimizar conflitos e garantir emprego e renda para um número significativo de famílias.

Ler notícia »