Pesquisar
Close this search box.

Mês: fevereiro 2009

Universidade Positivo e Opan promovem curso de indigenismo em Cuiabá

A Operação Amazônia Nativa – OPAN, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa da Universidade Positivo, promove em Cuiabá um CURSO DE ESPECIALIZAÇAO EM INDIGENISMO, destinado a profissionais qualificados para atuar em programas em comunidades indígenas. As inscrições estão abertas até o dia 06 de março.

Site divulga programas radiofônicos sobre o Pantanal

Está no ar o site do Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM), uma ong de comunicadores e educadores ambientais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A nova ferramenta disponibiliza informações socioambientais em um novo programa de rádio, o Boca da Mata. Até uma radionovela, Coração Pantaneiro, pode ser acessada e copiada pelos internautas que acessarem o site www.dosmatos.org.br .

Boletim traz balanço do II Encontro de Nascentes do Xingu

A sexta edição do boletim Governança Florestal das Cabeceiras do Xingu já está circulando e traz o balanço do II Encontro de Nascentes do Xingu e da I Feira de Iniciativas Socioambientais, eventos que tiveram o objetivo de mostrar os inúmeros resultados que a campanha Y Ikatu Xingu alcançou nos últimos quatro anos.

Minc esclarece Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) na Amazonia

Recentes matérias na mídia afirmaram que o ZEE da BR 163, aprovado em lei estadual do Pará, sancionada pela governadora Ana Júlia em 9 de janeiro de 2009, e recepcionada pela Comissão Técnica interministerial do ZEE flexibiliza o Código Florestal, e estimula a expansão da agropecuária na Amazônia, além de aumentar o desmatamento e diminuir a recuperação de áreas degradadas.

Zoneamento definindo reservas legais na BR-163 deve sair até março

24 Horas News – Até o mês de março, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) deve apreciar a resolução da Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) que acatou a recomendação do ZEE da BR-163 de redução para fins de recomposição, de 50%, da área de reserva legal das propriedades rurais na área de influência […]

Agricultores familiares de Querência (MT) trocam experiências de recuperação florestal em APPs

Os parceleiros do Assentamento Brasil Novo, em Querência, puderam conhecer o trabalho realizado nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) nos lotes dos vizinhos e a visita reforçou compromisso com a Campanha Y Ikatu Xingu.