Depois de 20 anos, os índios Rikbaktsa, que vivem em três Terras Indígenas no noroeste de Mato Grosso voltaram a extrair látex de suas seringueiras nativas e entregaram sua primeira produção na fábrica da Michelin, em Itiquira
Mês: março 2009
ZSEE – Caderno Pedagógico
Este caderno é fruto da mobilização de várias entidades mato-grossenses que juntas decidiram elaborar este número, com a expectativa de colaborar com a participação dos movimentos sociais nas audiências públicas do ZSEE.
Trilhas da Regularização Fundiária para populações nas Florestas Amazônicas
A importância do manual está em ressaltar a lógica das etapas básicas a se seguir para a legalização do uso da terra e seus recursos, ajudando a compreender as diferentes categorias jurídicas para o reconhecimento dos direitos dos camponeses e das populações tradicionais.
Qualificação é saída para emplacar matérias ambientais contundentes
Cerca de 40 pessoas entre jornalistas, estudantes e ambientalistas participaram do encontro, que ocorreu no auditório da Associação dos Docentes da UFMT (ADUFMAT), em Cuiabá.
Curso de jornalismo ambiental começa na terça-feira
Começa na terça-feira, 24 de março a primeira etapa do curso de jornalismo ambiental promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso e Núcleo de Ecomunicadores dos Matos, uma ong de comunicadores e educadores ambientais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os encontros serão realizados mensalmente, às terça-feiras, às 19 horas, no auditório […]
Curso de Jornalismo Ambiental discute imprensa, movimentos sociais e terceiro setor
Último módulo do curso acontece na próxima terça-feira, dia 23 de junho
Recuperando, Conservando e Gerando Renda
Cartilha da Associação Terra Viva de Agricultura Alternativa – ATV, narra a trajetória da entidade e suas atividades desenvolvidas na região do Baixo Araguaia.
Conferência mundial discute pagamento por serviços ambientais
Os PSA são uma alternativa para manter a floresta e a economia com grande possibilidade de ser aplicada em diversas regiões da Amazônia legal, como no norte e noroeste de Mato Grosso.
Prefeitos do Vale do Araguaia -Xingu (MT) buscam o desenvolvimento da região
Encontro inédito reúne em São Félix do Araguaia, prefeitos interessados em debater os rumos do desenvolvimento regional, ambiental e social do Vale do Araguaia-Xingu, também conhecido como o Vale dos Esquecidos. Desabafos e a exposição de problemas comuns a todos como estradas precárias e a difícil situação em que se encontram os assentamentos rurais foram algumas das questões levantadas.
Que planta é essa no meu quintal em Ribeirão Grande?
A comunidade Ribeirão Grande conseguiu um feito histórico para qualquer comunidade extrativista, realizou um levantamento florístico organizado e publicado numa cartilha. A cartilha Que Planta é Essa no Meu Quintal? traz informações sobre espécies, época de florada e usos conhecidos.